Alerta 12/06/2014

ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte estão em cotas de emergência, a maioria está baixando lentamente e em alguns locais continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas desde o domingo (08).

AVISO HIDROMETEOROLÓGICO: Previsão de chuva entre sexta (13) e sábado (14) com volumes significativos no Oeste e Meio Oeste, em torno de 150mm e 160mm, respectivamente. Há previsão de chuva forte também no Planalto Sul e Litoral Sul, com volumes de 75mm e 65mm, respectivamente. Nas demais regiões a chuva esperada é de 45mm. 

Caso se confirmem, as chuvas podem agravar as inundações na Bacia do Rio Iguaçu, no Planalto Norte e há risco de alagamentos especialmente no Oeste e Meio Oeste. Não se descarta o risco de inundações nas Bacias do Rio Canoas, Rio do Peixe e Alto Vale do Itajaí.  O risco de inundações no Alto Vale do Itajaí é baixo e por enquanto se restringe especialmente às Regiões de Taió e Rio do Oeste onde os níveis dos rios estão elevados e baixando lentamente.

Haverá também risco de deslizamentos especialmente do Planalto e Litoral Norte ao Vale do Rio do Itajaí e no Oeste e Meio Oeste Catarinense.

 Mais detalhes no link:

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (12/06): Presença de sol com poucas nuvens em SC, com chuvisco isolado na grande Florianópolis e Planalto Sul.

Sem aviso

Sistema Meteorológico: Sistema de alta pressão em SC (letra A na figura), gerando circulação marítima do Planalto ao Litoral.

carta 20140612

Carta sinótica – 12/06/2014 – 06h (UTC) – Monitoramento SDC

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (13/06): Nevoeiros ao amanhecer principalmente no Meio Oeste, Planalto e Litoral. Mais nuvens devido ao avanço de uma frente fria que provoca chuva, começando pela manhã no Oeste e estendendo-se para as demais regiões no decorrer da tarde.

Aviso: temporais com descarga elétrica e chuva forte de 30 a 60mm, mais forte no Oeste e Meio Oeste.

Sistema Meteorológico: frente fria avança pelo RS até SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (14) chuva na maior parte do dia com volumes de 20 a 30 na maior parte das regiões e de 50mm no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul , pontuais isolados podem superar estes valores.

No domingo (15) e na segunda-feira a nebulosidade diminui em SC, mantendo a chance de pancadas de chuva entre a tarde e noite de domingo e manhã de segunda-feira (16) no Oeste, Meio Oeste e na noite de segunda-feira no Vale do Itajaí e da grande Florianópolis ao Litoral Norte.

Aviso: Pancadas de chuva, forte por alguns momentos, com descarga elétrica na sexta-feira e no sábado em todas as regiões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil