Alerta 16/02/2014

Alerta para mar agitado com risco de ressaca: Entre domingo e a segunda-feira (15 a 17/02) há risco de ressaca com ondas de até 2 m no litoral e acima de 3,5 m em mar aberto. Há perigo à navegação e áreas mais suscetíveis no litoral podem sofrer com problemas de erosão costeira e alagamentos momentâneos durante os picos de maré alta. Fonte: Epagri/Ciram. Maiores detalhes acesse o link leia mais.

Previsão para a Defesa Civil

Domingo (16/02): Nebulosidade variável com aberturas de sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral persiste a condição de chuva principalmente no início e fim do dia, de forma mais contínua e com maiores acumulados no Litoral Norte (15 a 35mm). Restante do Litoral – 10 a 20mm. A temperatura segue amena.

Alerta: mar agitado com risco de ressaca. Observação: ventos de sudeste a leste de 40 a 60km/h. 

Sistema Meteorológico: circulação marítima (ventos intensos de sudeste a leste vão manter o fluxo de umidade do mar em direção ao continente) influenciando o leste de SC.

Segunda-feira (17/02): Nebulosidade variável com aberturas de sol em SC, chuva mais frequente principalmente no início e fim do dia no Litoral devido à circulação marítima e mais isolada no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. A temperatura segue amena. Previsão de acumulados: Litoral Norte – 20 a 45mm; Restante do Litoral – 10 a 20mm.

Alerta para o Litoral: Mar agitado com risco de ressaca. Observação: Ventos de sudeste a leste de 40 a 60km/h. 

Sistema Meteorológico: circulação marítima (ventos intensos de sudeste a leste vão manter o fluxo de umidade do mar em direção ao continente) influenciando o leste de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre terça e quarta-feira persiste a condição de chuva mais frequente no Litoral de SC, por causa da circulação marítima. De forma mais isolada há chance de chuva na faixa leste do Planalto Norte e do Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol. Na quinta-feira presença de sol em SC, com mais nuvens e chuva isolada no início e fim do dia no Litoral. Temperatura em elevação.

Previsão de acumulados de chuva: Terça e quarta-feira (18 e 19/02): Todo o Litoral – 10 a 20mm. Sem aviso.

Recomendações da Defesa Civil:

Mar agitado e ressaca: perigo a navegação e a atividades de pesca. Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e de inundações costeiras durante os picos de maré alta. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil