Alertas 16/06/2014

Observação Meteorológica (13:35h – 17/06/2014): Pancadas de chuva com trovoadas no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram

ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte continuam em cota de emergência, a maioria está baixando lentamente, e em alguns locais continuam subindo, porém com tendencia a estabilidade. A Previsão para esta segunda (16) e terça (17) na região, é de pancadas isoladas de chuva, devido a proximidade de um sistema de baixa pressão (áreas de baixa pressão) localizado entre o Paraguai e Oeste do Paraná, trazendo instabilidade do Oeste ao Litoral Norte de SC, regiões de divisa com o PR.

Recomendações da Defesa Civil:

 Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (16/06): Nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. A partir da tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Norte do Estado. À noite há chance de chuva fraca na Grande Florianópolis.

Atenção para tarde e noite: Pancadas de chuva e descarga elétrica isolada do Oeste ao Norte do Estado, especialmente nas áreas mais próximas ao PR.

Sistema Meteorológico: proximidade de um sistema de baixa pressão (linha tracejada na figura), localizado entre o Paraguai e oeste do Paraná. No período da noite, frente fria se aproxima do Litoral de SC.

 carta 20140616

Carta sinótica – 16/06/2014 – 06h (UTC) – Fonte: Monitoramento SDC

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (17/06): Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada especialmente entre a tarde e noite.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: frente fria no oceano, próxima do Litoral de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (18/06), o tempo permanece instável com muitas nuvens e chance de chuva isolada em SC, de forma geral com fraca intensidade. Temperatura em acentuado declínio com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar. Observação: devido ao frio e umidade há pequena chance de neve nas áreas altas do Planalto Sul, entre a noite de quarta (18) e a madrugada de quinta-feira (18).

Durante a quinta (19) e na sexta-feira (20/06), sol entre muitas nuvens.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil