Atualização: Atenção Meteorológica SDC/SC 04/03 10:45 – Temporais com chuva intensa e volumosa entre a tarde desta segunda (04) e a terça-feira (05)

Elaborado em: 04/03/2024 às 10:30 – N° 034/2024

Meteorologistas: Nicolle Reis e Elen Pelissaro

Entre a segunda-feira (04) e a terça-feira (05), o avanço de uma frente fria favorece o desenvolvimento de temporais com com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em Santa Catarina, trazendo risco ALTO nas áreas em laranja do mapa e MODERADO nas áreas em amarelo para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, deslizamentos e danos à rede elétrica.

As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o RS ainda pela manhã, mas ganham força a partir da tarde, principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral, onde são esperados os maiores volumes de chuva. Destaca-se que no Litoral Norte e áreas próximas as chuvas ocorrem de forma intensa e volumosa entre a noite da segunda (04) e a madrugada de terça (05). Ao longo da terça-feira (05) o dia continua chuvoso no estado, mas com o afastamento da frente fria as instabilidades perdem força gradualmente até o período da noite. De forma geral, entre a segunda (04) e a terça-feira (05) os acumulados variam entre 75 e 100 mm entre o Meio-Oeste, planaltos, Vale do Itajaí e boa parte do litoral. No Litoral Norte os volumes totais devem ser ainda maiores, variando em torno de 150 mm.

 

 Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

#DEFESACIVILSOMOSTODOSNÓS