Atualização Avisos e Alertas 25/08/2013

Aviso meteorológico: previsão de chuva com acumulados significativos do Planalto ao Litoral Sul do Estado até segunda-feira (26)

Alerta para risco de deslizamentos no Planalto e Litoral Sul

Aviso: forte agitação marítima com risco de ressaca até terça-feira (27)

Fonte Epagri/Ciram

Domingo (25/08), a chuva ocorre principalmente do Oeste ao Planalto Sul e no Litoral do Estado, com intensidade moderada a forte por alguns momentos entre a tarde e noite, principalmente no Planalto Sul e Litoral Sul de SC.

Os totais de chuva entre domingo (25) e segunda-feira (26/08), variam de 40 a 70 mm do Planalto ao Litoral, os acumulados mais significativos devem ocorrer no Litoral Sul. Nas regiões do Oeste e Meio Oeste, os valores totais previstos estarão entre 10 a 30 mm.

Na segunda-feira (26), ainda chove em boa parte do dia, sendo mais persistente e significativa no Litoral e Vale do Itajaí, com acumulados de 30 a 40 mm nestas regiões e, acumulados de 20 mm no Planalto Sul e Litoral Sul. Possibilidade de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul se estendendo até a madrugada de terça-feira.

O tempo volta a ficar estável no decorrer da terça-feira (27) com o afastamento da instabilidade para o oceano e ao avanço de uma massa de ar Polar fria e seca ao Sul do Brasil, com risco de formação de geada nas áreas altas do Estado nas madrugadas/manhãs de terça (27) a quinta-feira (29/08).

Alerta para risco de deslizamentos no Planalto e Litoral Sul e

Emitido às 10:30 de 24/08/2013 e última atualização às 18:30 de 25/08/2013

Alguns municípios do Planalto Sul e Litoral Sul registraram chuva significativa acumulada nas das ultimas 84h (das 07h do dia 22/08/2013 até às 16h do dia 25/08/2013), conforme dados da Epagri/Ciram como: Timbé do Sul (186 mm), São Joaquim (125 mm), Criciúma (116 mm), Morro da Igreja (118 mm), Urussanga (107 mm), Laguna (98 mm), Orleans (96 mm), .

Tendo em vista a chuva registrada nas últimas 74hs e o aviso meteorológico com previsão de chuva significativa até segunda-feira (26), há risco de deslizamentos nestas regiões.

Aviso: forte agitação marítima com risco de ressaca até terça-feira (27)

De domingo (25) a terça-feira (27/08), agitação marítima intensa com risco de ressaca no litoral catarinense, especialmente no Litoral Sul, com altura de ondas de 1.0 a 3.0 m próximos ao litoral e superando 4.0 m em áreas mais afastadas da costa.

Observação: o domingo será frio e úmido.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Risco à navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta