Atualização do aviso 27.05.2015

AVISO METEOROLÓGICO – 27/05/2015 – Fonte: Epagri/Ciram

As chuvas perderam intensidade no Estado nesta quarta-feira. A noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira permanece com chuva especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul, com totais médios de 20-30 mm no período. Na quinta (28) e sexta-feira (29), a intensidade da chuva diminui significativamente em todas as regiões, mantendo-se no Litoral Sul com totais diários de 30-50 mm. Ver totais diários previstos a seguir.

Entre quinta (28) e sexta-feira (29), vento  predominando com rajadas fortes podendo alcançar entre 70 e 100 km/h no PLANALTO SUL E LITORAL SUL, devido à atuação de um ciclone extratropical próximo à costa de SC.

MAR MUITO AGITADO A GROSSO (altura de ondas de 3 a 4 metros) no Litoral de SC, com risco de ressaca. Totalmente desaconselhável para atividades na costa de SC nestes dias.

Previsão de acumulado de chuva nos próximos dias:

Quinta-feira (28/05): 5 a 15 mm em média em boa parte do Estado. Chuva mais volumosa no Litoral Sul, com média de 30 a 40 mm e pontuais de 50 a 60 mm.

Sexta-feira (29/05): chuva somente para o sul do Estado, de 10 a 30 mm em média. Pontuais de 40 a 60 mm no Litoral Sul.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (27/05): Céu encoberto com chuva em todas as regiões, especialmente no Oeste e Litoral. Temperatura estável.

AVISO: Permanece a condição de volumes elevados de chuva no Litoral e Oeste. Acumulado de 50 mm em média no Estado. Pontuais de 90 mm no Oeste. Pontuais de 100-150 mm no Litoral, especialmente LITORAL SUL.

Sistema meteorológico: baixa pressão no Oeste, circulação marítima no Litoral (ventos úmidos do mar), cavado em médios níveis no Litoral e jato em altos níveis no Sul Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (28/05): Permanece com chuva no Planalto Sul e Litoral Sul. Demais regiões, o tempo melhora no decorrer do dia, com temperatura em elevação.

AVISO: Permanece a condição de volumes elevados de chuva no Litoral Sul com acumulado de 50 a 60 mm. Vento sudoeste forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Planalto Sul e Litoral Sul, especialmente no mar.

Sistema meteorológico: formação de um ciclone extratropical no mar, entre a costa sul de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sexta-feira (29/05): Chuva continua no Litoral Sul e Planalto Sul. Demais regiões, predomínio de sol.

AVISO: no Litoral Sul pontuais de 40 a 60 mm. O elevado total acumulado da semana pode superar os 300 mm. Vento forte com rajadas de 70 a 100 km/h no Litoral Sul, especialmente no mar, que fica muito agitado a grosso (altura de ondas de 3 a 4 metros), com risco de ressaca.

Sábado (30) e domingo (31/05): O sol aparece em todas as regiões. Temperaturas mais baixas na madrugada, mas sem previsão de frio intenso. A agitação marítima diminui gradativamente.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores:AVISO 27/05/2015 – 07h00m: Chuva moderada e persistente nas próximas 3 horas em SC. Risco de deslizamentos e alagamentos em áreas vulneráveis. Ventos de 50 a 60km/h no Oeste, Meio Oeste e LitoralFonte: Epagri/Ciram.

AVISO 27/05/2015 – 10h13m: Nas próximas 3 horas, chuva moderada e persistente em SC. Ventos de 50 a 60 km/h no Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 27/05/2015 – 12h58m: Nas próximas 3 horas, chuva moderada e persistente em SC, principalmente no Planalto Norte e Litoral Sul. Rajadas de ventos de 50 a 60 km/h no Meio-Oeste e LitoralFonte: Epagri/Ciram

AVISO 27/05/2015 – 14h35m: Nas próximas 3 horas, risco de temporal com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí. Rajadas de ventos de 50 a 60 km/h no Meio-Oeste e LitoralFonte: Epagri/Ciram

27/05/2015 – 07h:30m: Risco de deslizamento de terra em alguns municípios do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Oeste, Grande Florianópolis e Litoral Sul de Santa Catarina devido aos altos acumulados de chuva nas últimas 72 hs e previsão de continuidade das chuvas (ver avisos meteorológicos).

27/05/2015 – 16h35m: AVISONas próximas 3 horas, chuva moderada e persistente em SC, principalmente no Planalto Norte e Litoral Sul. Rajadas de ventos de 50 a 60km/h no Meio Oeste e Litoral Sul. Fonte: Epagri/Ciram