Aviso 03/08/2013

Aviso para risco de chuva forte, temporal isolado e rajadas fortes de vento entre tarde e noite de sábado (02/08) e madrugada/início da manhã de domingo (04/08).

Neste sábado pela manhã ocorrem aberturas de sol com variação de nuvens em SC e, especialmente entre a tarde e noite, áreas de instabilidade se formam favorecendo condições de pancadas isoladas de chuva para todas as regiões. Nas áreas mais próximas ao PR no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis a chuva será mais significativa. Há risco de chuva forte por alguns momentos com temporais isolados e com descargas elétricas (raios) e não se descarta a possibilidade de queda de granizo.

Na madrugada e início da manhã de domingo o tempo permanece instável, com risco de chuva forte por alguns momentos e temporais isolados na faixa leste do Estado, melhorando a partir da tarde com o retorno do sol na maioria das regiões.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos entre a noite de sábado e a manhã de domingo com 30 a 60mm em média.

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Sábado (03/08): Nebulosidade variável com aberturas de sol na maior parte de SC. No decorrer da tarde áreas de instabilidade se formam com condições de chuva, principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto norte, Litoral Norte, o Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. A temperatura diminui no decorrer do dia.

Aviso: Risco de chuva forte por alguns momentos e temporal isolado com descargas elétricas principalmente próximo ao PR no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Atenção: No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis rajadas de vento sudoeste/sudeste de 50 a 70km/h.

Sistema Meteorológico: Jato Subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) sobre SC e RS e cavado (área alongada de baixa pressão) entre PR e SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (04/08): Na madrugada e manhã tempo instável com chuva na maior parte de SC, com chuva forte por alguns momentos na madrugada próximo ao PR e no leste do estado. O tempo melhora com aberturas de sol a partir da tarde.

Aviso: descarga elétrica e temporal isolado

Sistema Meteorológico: Jato Subtropical sobre SC e PR e avanço de um sistema de alta pressão (massa de ar seco) pelo Uruguai e RS.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na segunda-feira sol entre nuvens. Na terça-feira chance de chuva isolada na madrugada e início da manhã no Meio Oeste e Planalto Norte, próximo à divisa com o PR, sol entre algumas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões.Na quarta-feira a massa de ar seco mantém presença de sol com poucas nuvens em SC. Temperatura amena nesses dias. Sem aviso para o período entre segunda e quarta-feira.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816. 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil