AVISO E PREVISÃO METEOROLÓGICA 27/12/2016

nowcasting

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 28/12/2016 – 01h21min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva  e descargas elétricas(raios) no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. (Epagri/Ciram)

——————————————————————————-

AVISO

 ————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 ————————————————————————————————

 Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM  

 ———————————————————————————————— 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

  ————————————————————————————————

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM 

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

 

 

 ———————————————————————————————— 

Terça-feira (27/12):

Tempo: Sol e pouca nebulosidade pela manhã. À tarde e no início da noite, aumento de nuvens e pancadas de chuva em todas as regiõesAtenção para descarga elétrica e risco de temporal durante as pancadas de chuva.

Temperatura: Muito alta, acima de 30ºC em todas as regiões, com forte sensação de abafamento.

Vento: Noroeste, com variação de sudeste no Litoral, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Cavado (área de convergência de ventos) influenciando SC e frente fria no oceano.

 

 ————————————————————————————————  

 Quarta-feira (28/12):

Tempo: Pancadas de chuva nos períodos da tarde e noite em todas as regiões de SC. Atenção para descarga elétrica e risco de temporal durante as pancadas de chuva.

Temperatura: Alta, em todas as regiões.

Vento: Sudeste a leste no Litoral e de Nordeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas associadas às pancadas de chuva.

Sistema: Cavado (área de convergência de ventos) influenciando SC.

 ———————————————————————————————— 

 

Quinta-feira (29/12):

Tempo: Variação de nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia nas regiões de divisa com o RS, do Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões do Estado, pancadas de chuva à tarde. Atenção para descarga elétrica e risco de temporal durante as pancadas de chuva.

Temperatura: Segue alta em todas as regiões.

Vento: predominante de nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

—————————————————————————————- 

Sexta-feira (30/12):

Tempo: Céu encoberto e chuva do Oeste ao Litoral Sul, já no início do dia. No decorrer da manhã a nebulosidade e chuva chegam também às demais regiões. Atenção para alto volume de chuva e descargas elétricas associadas às pancadas de chuva.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 

———————————————————————————————

Sábado (31/12):

Tempo: Madrugada, ainda com condição de chuva, diminuindo pela manhã. A chuva retorna à tarde e no início da noite em todas as regiões. Atenção para descarga elétrica e risco de temporal durante as pancadas de chuva.

Temperatura: Alta em todas as regiões.

Vento: Noroeste, fraco a moderado com rajadas.

 ———————————————————————————————— 

 

TENDÊNCIA de 01/01 a 10/01 de 2017

 

O período inicia ainda com muito calor e pancadas de chuva durante as tardes. No dia 04/01, uma frente fria passa pelo Estado, trazendo chuva e leve queda na temperatura. Nos dias seguintes, o tempo segue mais chuvoso, principalmente no Litoral. No fim do período a tendência indica a volta da condição de forte calor e chuva na forma de pancadas à tarde.

Ressalta-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Erikson de Oliveira – Meteorologista

 

 ————————————————————————————————

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 ————————————————————————————————

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÂO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 14h10min – Nas próximas 2 horas, Pancadas de chuva com descargas elétricas no Litoral Sul, Planalto Sul, vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Pontualmente as pancadas podem ser fortes, como também pancadas de chuva com descargas elétricas no Planalto Norte. (Epagri/Ciram) 

AVISO METEOROLÓGICO – 27/12/2016 – 14h30min – Na próxima hora, Risco de chuva moderada a forte com raios, rajadas de vento acima de 60 km/h e queda de granizo nas proximidades de Grão Pará, Rio Fortuna e São Martinho. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 17h19min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios e rajadas de vento de 60 a 80 km/h, diminuição do forte calor, no Planalto Norte, Planalto Sul, LItoral Sul, Gr. Fpolis, Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram) 

 ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 19h09min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios e rajadas de vento de 60 a 80 km/h, e risco de granizo isolado no Litoral Norte.  (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 18h49min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva, descargas elétricas(raios) e rajadas de vento de 50 a 60km/h no Oeste. (Epagri/Ciram).

AVISO METEOROLÓGICO 27/12/2016 – 18h02min: Na próxima hora, risco de granizo nas proximidades dos municípios de Tijucas e Porto Belo (Grande Florianópolis). (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 19h09min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com raios e rajadas de vento de 60 a 80 km/h, e risco de granizo isolado no Litoral Norte.  (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 21h08min – Persistem as condições de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento de 60 km/h, nas próximas 2 horas no Planalto Norte, Planalto Sul, LItoral Sul, Gr. Fpolis, Vale do Itajaí e Litoral norte (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 27/12/2016 – 23h15min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva  e descarga elétrica na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. (Epagri/Ciram).