Aviso Meteorológico 10.01.2014

Aviso 18h – 10/01/2014: Nas próximas horas, pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo isolados e rajadas de vento de 60 a 80km/h em toda SC, principalmente no Planalto.

 Aviso Meteorológico: A partir da tarde desta sexta-feira (10), até a próxima terça-feira (14), a previsão é de chuvas contínua de intensidade moderada a forte com poucos períodos de trégua. No sábado (11), a passagem de uma frente fria trás o risco de temporal com granizo. Os volumes de precipitação variam, em média, entre 10 a 20 mm no Estado com pontuais mais elevados na região da Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul, variando entre 20 a 40 mm. No domingo (12), a quantidade de chuva passa a ser mais significativa na maioria das regiões com média de 40 a 60 mm na região do Vale do Itajaí e de 70 a 90 mm nas regiões da Grande Florianópolis e, especialmente, no Sul do Estado podendo passar dos 100 mm em pontos isolados. Na segunda-feira (13), a chuva contínua castigando SC, com valores elevados que variam entre 30 a 50 mm no Vale do Itajaí e de 70 a 100 mm entre as regiões da Grande Florianópolis e o Sul catarinense, onde os volumes mais significativos continuarão mais no Planalto e Litoral Sul. Na terça-feira (14), a chuva diminui consideravelmente em relação aos dias anteriores com acumulados, em média, de 20 a 30 mm para todo o Estado de SC. Aviso para todo o período, chuva moderada por alguns momentos, temporais com descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de vento. Acompanhe atualizações.   Fonte: Epagri/Ciram

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil