Aviso Meteorológico 14/08/2013

Avisos Meteorológicos

Frio intenso em SC

Nesta quarta-feira (14/08), frio intenso devido ao avanço de acentuado sistema de alta pressão (massa de ar polar) por SC. A sensação térmica será mais baixa devido ao vento de quadrante sul moderado a forte, com rajadas de 60 a 80 km/h. Observação: a combinação do frio intenso e umidade favorece chuva congelada e neve nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e especialmente no Planalto Sul, onde há chance de acúmulo.

Na quinta e sexta-feira (15 e 16/08), o ar polar favorece a formação de geada nas áreas altas do estado, com previsão de temperatura próxima de 0°C e negativa.

Vento forte e mar agitado no Litoral de SC

Nesta quarta-feira (14/08), persiste o vento forte de SW/SE de 60 a 80 km/h no Litoral de SC, sendo as rajadas de 80 km/h previstas para o Litoral Sul, devido às condições atmosféricas instáveis. Esse vento forte vai deixar o mar muito agitado com picos de onda de 3.0 m, com risco para navegação e atividades de pesca até o início de sexta-feira (16).

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Tempestades com vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

Mar agitado: perigo à navegação de pequenas e médias embarcações. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

 

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quarta-feira (14/08): Tempo instável com céu encoberto e chuva na maioria das regiões em boa parte do dia, melhorando a partir do Oeste e Meio Oeste. Temperatura baixa com sensação de mais frio devido ao vento sul moderado a forte. 

Aviso: rajadas fortes de vento sul de 60 a 80 km/h no Planalto Sul e Litoral. Mar muito agitado com picos de 3.0 m. Observação: condição de neve nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste e especialmente no Planalto Sul com chance de acúmulo. 

Sistema Meteorológico: Frente fria influenciando SC e avanço de intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (15/08): Chuva fraca na madrugada na Grande Florianópolis e Litoral Sul. No decorrer do dia o sol volta a aparecer em todas as regiões, e temperatura baixa.

Aviso: rajadas fortes de vento S/SE com rajadas de 60 km/h no Planalto Sul e Litoral. Ao amanhecer temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado, com geada. Mar muito agitado com picos de 3.0 m.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar polar) em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre sexta-feira (16) e domingo (18/08) tempo seco com presença de sol em todas as regiões, e mais nuvens e chuvisco no período noturno e madrugada entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Atenção para sexta-feira e sábado: temperatura baixa na madrugada e amanhecer nas áreas altas do estado com geada.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil