AVISO E PREVISÃO METEOROLÓGICA 23/12/2016

nowcasting

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 24/12/2016 – 06h45min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada com raios no Planalto Sul. (Epagri/Ciram)

———————————————————————————————— 

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO 23/12/2016 08h30min – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVAS INTENSAS EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, RAJADAS DE VENTO E GRANIZO)

Inicio: 15h de 23/12 

Fim: 00h de 25/12

Previsão: pancadas de chuva com trovoadas. 

Acumulado de chuva: 20-40 mm em média no período e pontuais de 60 a 100 mm, especialmente nos Planaltos Sul e Norte, Litoral e Vale do ItajaíRisco de temporais localizados com ventania (rajadas momentâneas acima de 60km/h) e granizo.

Sistema: cavado (região de convergência de ventos) influenciando SC.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins –  Meteorologistas

 ————————————————————————————————

 

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 ————————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM 

 ————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 ————————————————————————————————

 

 

PREVISÃO DO TEMPO PARA SANTA CATARINA

 

Sexta-feira (23/12): 

Tempo: manhã ensolarada em SC. No período da tarde e noite, as nuvens aumentam com pancadas de chuva e trovoadas. Risco de temporais localizados com ventania e granizo. 

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões. 

Vento: noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais. 

Sistema: ar quente e úmido, e cavado (região de convergência de ventos), influenciando SC.

———————————————————————————————— 

Sábado (24/12): 

Tempo: sol entre algumas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas, no período da tarde e noite. Risco de temporais localizados com ventania e granizo. 

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões. 

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais. 

Sistema: ar quente e úmido, e cavado (região de convergência de ventos), influenciando SC.

————————————————————————————————

Domingo a Segunda-feira (25 e 26/12): 

Tempo: dias típicos de verão com sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e noite. Risco de temporais localizados. 

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões. 

Vento: leste/nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas. 

————————————————————————————————

Terça-feira (27/12): 

Tempo: pancadas de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões no período da tarde e noite, devido ao avanço de uma frente fria. Risco de temporais localizados. 

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões. 

Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

  

TENDÊNCIA de 28/12 de 2016 a 06/01 de 2017

  

No dia 28/12, a frente fria ainda provoca pancadas de chuva em todo o Estado. Logo após a temperatura diminui e o ano termina com temperatura mais amena em SC. No restante do período, persiste a condição de pancadas frequentes de chuva, por vezes acompanhadas de temporais localizados. Ressalta-se o acompanhamento diário da previsão do tempo!!! 

 

AVISOS ANTERIORES:

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 23/12/2016 – 14h13min – Pancadas de chuva isoladas e descarga elétrica(raios) nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul Planalto Norte, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram). 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 23/12/2016 – 15h23min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte e descarga elétrica(raios) nas regiões da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 23/12/2016 – 16h00min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descarga elétrica(raios) nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Litoral Sul. (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 23/12/2016 – 18h11min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte e descarga elétrica(raios) no Litoral Sul.(Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 23/12/2016 – 18h50min – Nas próximas 2 horas, rajadas de vento de 50 a 65Km/h na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. (Epagri/Ciram).

 ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 23/12/2016 – 17h20min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte e descarga elétrica(raios) nas regiões Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. (Epagri/Ciram).

 AVISO METEOROLÓGICO – 23/12/2016 – 20h10min – Na próxima hora, rajadas de vento de 80km/h a 100km/h no Litoral Sul e Norte e de 60km/h a 80km/h no Meio-Oeste e Planalto Sul. (Epagri/Ciram)

 AVISO METEOROLÓGICO – 23/10/2016 – 20h10min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada  e descarga elétrica(raios) no Planalto Sul. (Epagri/Ciram)

AVISO METEOROLÓGICO – 23/12/2016 – 23h22min – Na próxima hora, pancadas de chuva moderada e descarga elétrica(raios) no Planalto Sul. (Epagri/Ciram)

 

 

 

 

 

  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil