Aviso Meteorológico 30/04/2014

AVISO 19h – 30/04/14: Nas próximas 6 horas,  chuva forte e temporal isolado nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planaltos Norte e Sul de SC. Risco de alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões Oeste e Meio-Oeste de SC.

AVISO METEOROLÓGICO: Entre quarta (30) e manhã de quinta-feira (01) o tempo fica bastante instável com chuva forte em SC, temporal isolado, rajadas pontuais de vento (60 km/h) e granizo, devido à formação e deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil. Na manhã de hoje (30) a chuva mais intensa se concentra entre o Oeste e Sul do Estado, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite. Na madrugada e manhã de quinta-feira (01), a previsão ainda é de chuva para maioria das regiões, com risco de temporal isolado na madrugada.

Nesse período instável, há previsão de acumulados de chuva entre 80 e 120mm e pontuais maiores no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, entre 20 e 60mm.

Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Quarta-feira (30/04): Tempo instável com chuva forte em SC. Pela manhã a chuva fica mais concentrada entre o Oeste e Sul de SC e atinge todo o Estado entre a tarde e noite. Temperatura estável, em pequena elevação durante o dia.

Aviso: descarga elétrica. Risco de temporal com chuva forte, ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado.

Sistema Meteorológico: formação de uma frente fria no Sul do Brasil no decorrer do dia.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (01/05): Na madrugada e manhã ainda ocorre chuva para maioria das regiões. No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol e temperatura em elevação.

Aviso para madrugada: descarga elétrica. Risco de temporal isolado.

Acumulado de chuva entre quarta (30) e manhã de quinta-feira (01): Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul: 80 a 120mm em média e pontuais maiores. Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte: 20 a 60mm em média.

Sistema Meteorológico: deslocamento de uma frente fria por SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (02), tempo seco com nevoeiros ao amanhecer e sol entre algumas nuvens no decorrer do dia. Temperatura mais baixa no período noturno e agradável durante o dia.

No sábado (03) sol entre nuvens em SC, com pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste a partir da tarde.

No domingo (04) mais nuvens e condição de chuva isolada na maioria das regiões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta