Atualização Avisos e Alertas 13/06/2014

ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte estão em cotas de emergência, a maioria está baixando lentamente e em alguns locais continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas desde o domingo (08).

AVISO HIDROMETEOROLÓGICO: Previsão de chuva entre sexta (13) e sábado (14) com volumes significativos em SC. Nas regiões Oeste e Meio-Oeste, em torno de 80-150mm e 90-140mm, respectivamente. Há previsão de chuva forte também no Planalto Sul 70-105mm e Litoral Sul, com volumes de 60-85mm. No Vale do Itajaí e Planalto Norte, os acumulados podem variar de 35-60mm. Nas demais regiões do Estado a chuva esperada é de 25-40mm. Há possibilidade de pontuais maiores em todas as regiões citadas, isoladamente.

Caso se confirmem, as chuvas podem agravar as inundações na Bacia do Rio Iguaçu, no Planalto Norte e podem ocorrer inundações de pequeno porte no Alto Vale do Itajaí, especialmente nas regiões de Taió e Rio do Oeste. Poderão também haver alagamentos e inundações no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, e alagamentos pontuais no Litoral Sul.

Haverá também risco de deslizamentos especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto e Litoral Sul,  Planalto e Litoral Norte e Vale do Rio do Itajaí .

Acompanhe as atualizações dos Avisos e Alertas Meteorológicos! Mais detalhes no link:

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (13/06): Tempo instável no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral. Mais nuvens devido ao avanço de uma frente fria que provoca chuva, começando pela manhã no Oeste e estendendo-se para as demais regiões no decorrer da tarde.

AVISO: chuva forte e persistente com volumes de 80-100mm no Oeste, e de 60-90mm no Meio-Oeste.

Sistema Meteorológico: frente fria avança pelo RS até SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (14/06): O tempo segue instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada a forte ao longo do dia no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No Oeste, há períodos de melhorias no final do dia, mesmo assim ainda chove forte por alguns momentos. Nas outras regiões do Estado, chove no decorrer do dia.

AVISO: chuva forte e persistente com acumulados no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de 70-90mm, no Litoral Sul de 50-70mm, no Vale do Itajaí e Planalto Norte de 30-50mm.

Sistema Meteorológico: frente fria em deslocamento pelo RS até SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (15) e na segunda-feira (16/06), um cavado (áreas de baixa pressão) mantém a nebulosidade em SC, mantendo a chance de pancadas fracas de chuva entre a tarde e noite de domingo e manhã de segunda-feira no Oeste, Meio Oeste e na noite de segunda-feira no Vale do Itajaí e da grande Florianópolis ao Litoral Norte.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta