Avisos e Alertas 15/06/2014

ESTADO DE ALERTA: Níveis dos Rios no Planalto Norte estão em cotas de emergência, a maioria está baixando lentamente e em alguns locais continuam subindo mesmo com o cessar das chuvas desde o domingo (08).

15/06/2014 – Interdição de rodovias nos seguintes pontos:

BR 280, km 93 – Serra de Corupá; BR 280, km 269 – Canoinhas (passagem somente para caminhões);

OBSERVAÇÃOPrevisão de chuva fraca no Planalto Norte para este domingo (15), entre 10 a 30mm. Se confirmada poderá influenciar nos níveis dos rios das áreas afetadas pelas inundações.

Recomendações da Defesa Civil:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Domingo (15/06): Permanece condição de tempo instável com mais nebulosidade e chuva fraca na maior parte da manhã e no início da tarde no Planalto Norte e no Litoral de SC, e entre a tarde e noite, áreas de instabilidade causam pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste. Entre a manhã e início da tarde de domingo os valores em média devem ficar entre 10 e 30 mm.

Observação: Persiste condição de chuva fraca com volumes de 10 a 30mm, do Planalto ao Litoral de SC. Podem ocorrer pontuais maiores isoladamente, especialmente do Planalto Norte ao Litoral Norte.

Sistema Meteorológico: Instabilidade associada à frente fria no litoral norte de SC e avanço de massa de ar seco no pelo Uruguai e RS.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (16/06): Mais nuvens e chuvisco na madrugada e início da manhã do Meio Oeste ao Litoral e variação de nuvens com aberturas de sol na maior parte do dia em SC.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: massa de ar seco.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (17) e maior parte de quarta-feira (18/06), aberturas de sol entre nuvens.

Entre a tarde de quarta-feira e manhã de quinta-feira, mais nebulosidade e chuva isolada devido à passagem de uma nova frente fria. Durante o dia de quinta-feira o tempo melhora com aberturas de sol e permanece mais encoberto com chuva por alguns momentos no Litoral Norte. Alerta para descarga elétrica entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta-feira com a passagem da frente fria.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta