Avisos e Alertas 26/08/2013

Alerta para risco de inundações em Araranguá e Urubici

Alerta para risco de deslizamentos do Planalto ao Litoral Sul

Aviso meteorológico I: previsão de chuva com acumulados significativos do Planalto ao Litoral Sul do Estado até manhã de terça-feira (27)

Aviso: forte agitação marítima com risco de ressaca nesta segunda (26) e terça-feira (27)

Aviso Meteorológico II: frio e risco de formação de geada a partir da madrugada/manhã de quarta-feira (28) nas áreas altas do Estado 

 

Avisos e Alertas da Defesa Civil 

Alerta para risco de inundações em Araranguá e Urubici

Emitido às 10:00 de 26/08/2013.

A última medição do Rio Araranguá está em cota de 2,35 m, sendo que a cota de alerta é de 2,00 m. O rio está próximo de atingir a cota de emergência que é de 2,40 m. Algumas famílias podem ser retiradas preventivamente e a Defesa Civil local e regional está monitorando a situação.

Em Urubici o Rio Canoas encontra-se em conta de alerta com risco de inundações.

Alerta para risco de deslizamentos do Planalto ao Litoral Sul

Emitido às 10:30 de 24/08/2013 e última atualização às 09:00 de 26/08/2013

Alguns municípios do Planalto Sul e Litoral Sul registraram chuva significativa acumulada nas das ultimas 96 hs (das 07h do dia 22/08/2013 até às 07 hs do dia 26/08/2013), conforme dados da Epagri/Ciram como: Timbé do Sul (220 mm), Morro da Igreja (178 mm), Araranguá (175 mm), Criciúma (148 mm), Urussanga (148 mm), São Joaquim (146 mm), Laguna (119 mm), Orleans (126 mm), Bom Jardim da Serra (98 mm), Urupema (81 mm), Painel (80 mm).

Tendo em vista a chuva registrada nas últimas 96 hs e o aviso meteorológico com previsão de chuva significativa até a manhã desta terça-feira (27), há risco de deslizamentos nestas regiões.

Aviso meteorológico I: previsão de chuva com acumulados significativos do Planalto ao Litoral Sul do Estado até manhã de terça-feira (27)

Nas próximas 24h a chuva continua em boa parte de SC, com previsão de acumulados entre 20 e 40 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores, especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul. O tempo volta a ficar estável no decorrer desta terça-feira (27).

Aviso: forte agitação marítima com risco de ressaca até terça-feira (27)

Nesta segunda (26) a terça-feira (27/08), agitação marítima intensa com risco de ressaca no litoral catarinense, especialmente no Litoral Sul, com altura de ondas de 1.0 a 3.0 m próximos ao litoral e superando 4.0 m em áreas mais afastadas da costa.

Aviso Meteorológico II: frio a partir de terça (27) e risco de formação de geada nas madrugadas/manhãs de quarta (28) a sexta-feira (30) nas áreas altas do Estado 

O tempo volta a ficar estável no decorrer da terça-feira (27) com o afastamento da instabilidade para o oceano e ao avanço de uma massa de ar Polar fria e seca ao Sul do Brasil, com risco de formação de geada nas áreas altas do Estado nas madrugadas/manhãs de quarta (28) a sexta-feira (30/08).

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: risco à navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de erosão costeiras.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas. 

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil