Avisos Meteorológicos 28/08/2013

Aviso Meteorológico: frio e risco de formação de geada na madrugada/manhã de quinta-feira (29) nas áreas altas do Estado

Aviso: mar continua agitado nesta quarta-feira (28)

Observação de alagamentos em Araranguá

Avisos da Defesa Civil

Aviso Meteorológico: frio e risco de formação de geada nas madrugada/manhã de quinta-feira (29) nas áreas altas do Estado

Na quinta-feira (29/08), a massa de ar polar, seco e frio presente no Estado, ainda mantém o quadro de temperaturas negativas e formação de geada na madrugada e manhã nas áreas altas do Estado, do Oeste ao Planalto.

Aviso: mar continua agitado nesta quarta-feira (28)

Nesta quarta-feira (28/08), o mar continua agitado no litoral catarinense, com risco para navegação de pequenas e médias embarcações. Altura de ondas de 1 a 2,5 m próximos ao litoral e pico de 3 m nas áreas mais afastadas da costa. Já nas primeiras horas desta quinta-feira (29/08), a agitação marítima diminui gradualmente.

Observação de alagamentos em Araranguá

Cessar alerta de inundação. A última medição do Rio Araranguá (06:00 hs), está em 1,86 m, abaixo da cota de alerta e em situação de normalidade, contudo, algumas localidades como: Baixadinha, Volta do Silveira, Volta Curta, Sanga do Marco e localidades do interior do município, continuam alagadas, devido a topografia dessas localidades e o lento escoamento das águas. A maioria das famílias retiradas continuam nos abrigos instalados pelo município, porém já começam a fazer a limpeza e desinfecção de suas residências.  A Defesa Civil continua monitorando os trabalhos de restabelecimento normal dos municípios atingidos. Ainda há bastante água drenando da bacia, contudo, com a melhora do tempo gradualmente a situação deve se normalizar.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Mar agitado: risco à navegação e a atividade de pesca.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Previsão voltada a Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quarta-feira (28/08): O ar frio e seco deixa o dia ensolarado em todo o estado. Temperatura em pequena elevação durante o dia, frio à noite.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar seco e frio) com centro próximo de SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Quinta-feira (29/08): Ao amanhecer nevoeiros isolados e predomínio de sol em SC no decorrer do dia. Temperatura baixa.

Aviso: temperaturas mínimas próximas e abaixo de 0°C com formação de geada do Oeste ao Planalto.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (30) e sábado (31/08), sol entre nuvens e temperatura em elevação em todas as regionais. No domingo (01/09), sol com aumento de nuvens no Estado e condições de pancadas isoladas de chuva do Oeste ao Litoral Sul, devido à aproximação de uma frente fria. Observação: descargas elétricas.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta