Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri 22/11

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 22/11/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023.

A partir da quarta (22) a formação de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade do norte do país favorecem a formação de áreas de instabilidade que resultam em temporais com chuva intensa, vendaval e eventual queda de granizo em toda Santa Catarina, principalmente entre a tarde e a noite. Em média os acumulados variam entre 30 e 60mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí e de 20 a 40mm nas demais regiões.

Na quinta-feira (23), a formação de uma baixa pressão atmosférica próximo à costa reforça as condições para chuva no estado, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente a partir da tarde. Os acumulados variam de 40 a 70mm no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte a Grande Florianópolis e de 20 a 40mm nas demais regiões.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores e à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas.

Na sexta-feira (24), ainda há chance de chuva pelo estado, principalmente no início do dia. Os acumulados tendem a ser menos expressivos em comparação ao dia anterior, variando entre 20 e 40 mm nas áreas de divisa com o Paraná e entre 10 e 25 mm nas demais regiões.

Destaca-se que, devido à natureza das chuvas esperadas para esta semana, a previsão do tempo pode variar consideravelmente de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos.

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA

O início da semana foi marcado por tempo firme no estado, com isso, os níveis dos rios nas bacias catarinenses entraram em recessão. Mesmo assim, algumas regiões seguem em situação de emergência para inundação, devido ao nível elevado dos rios, como na bacia hidrográfica do rio Canoas, região do Planalto Sul.

Figura: Situação hidrológica no estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

Com a previsão de chuva intensa e volumosa entre a quarta e quinta-feira, é crucial estar alerta para o risco de inundações em diferentes regiões do estado. As áreas do Vale do Itajaí e Planalto Sul enfrentam um risco significativamente ALTO para inundações em razão dos níveis dos rios já elevados e do solo saturado.

É importante ressaltar que a previsão de volumes consideráveis em um curto espaço de tempo torna o risco de alagamentos e enxurradas MUITO ALTO principalmente nas bacias hidrográficas das regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas demais regiões, é possível que os rios apresentem elevação, porém, mantendo a condição de normalidade.

A saturação do solo devido às chuvas ocorridas eleva consideravelmente o risco de enxurradas com a previsão de novos temporais. É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

A seguir são apresentados os resultados do modelo hidrológico nesta quarta-feira (22).

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina