Monitoramento Meteorológico DC/SC 04/11 15:50

Elaborado em: 04/11/2023 às 15:50

Meteorologista: Fernando Rafael

A tarde deste sábado (04) é de tempo firme e ausência de nuvens em praticamente todas as regiões catarinenses. A massa de ar seco que predomina sobre o estado também favorece temperaturas mais amenas, especialmente entre o Grande Oeste e os Planaltos, com marcas entre 12°C e 14°C na Serra e próximas dos 16°C no Meio-Oeste. No litoral, por outro lado, os ventos de oeste favorecem maior aquecimento, como na região de Joinville e Garuva, onde os termômetros registram 30°C. O Ciclone Extratropical em alto mar e cada vez mais distante da costa (observado nas imagens de satélite) ainda segue favorecendo a ocorrência de rajadas de vento entre 50 e 70 km/h entre o Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e porções altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Nas próximas horas, as condições meteorológicas não devem sofrer grandes alterações. As temperaturas entram em declínio e os ventos de oeste/sudoeste seguem soprando com rajadas moderadas nas regiões anteriormente citadas, perdendo intensidade de forma gradativa, ainda representando risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas associadas. O mar segue agitado com ondas entre 2,5 e 4 m entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis com risco alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

Figura 1:  Imagem do satélite GOES 16 canal visível, às 15h20 horário local.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.