MONITORAMENTO METEOROLÓGICO DC/SC – 05/11 17:30

A tarde desta quinta-feira (05), é marcada por baixa umidade relativa do ar no oeste e rajadas de vento na faixa centro-leste de Santa Catarina. Conforme a Figura 1 da imagem do satélite GOES-16, observa-se a presença de nuvens, devido a um sistema de baixa pressão no litoral catarinense. A rajadas mais intensas ocorreram em Bom Jardim da Serra (89 km/h), Imbituba (63 km/h), Videira (49 km/h), Agronômica (48 km/h) e Rancho Queimado (47 km/h). Na capital as rajadas foram de 42 km/h.
Para as próximas horas permanecem as condições observadas: Nebulosidade presente no Vale do Itajaí e Litoral Norte, sem indicativo potencial para desastres em Santa Catarina.  Os ventos sopram, com fraca a moderada intensidade de quadrante sul/sudeste.

Ao longo desta quarta-feira, conforme aviso emitido pela DC/SC, foram registradas umidades relativas mínimas baixas no período da tarde. Na Figura 2 são apresentados os dados interpolados das estações de Santa Catarina. Devido à presença do fluxo de umidade, no litoral os valores foram mais altos. Os menores valores foram registrados no Extremo Oeste, com 15% em Águas Frias. Nesta região, no geral, foram abaixo de 20%. Nas demais regiões, as menores variaram entre 23% e 79%.