MONITORAMENTO METEOROLÓGICO DC/SC – 10/06 18:00

A tarde desta quarta-feira (10) é marcada por tempo instável em todas as regiões, principalmente, no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul catarinense. A DC/SC emitiu aviso para temporais com rajadas de vento e riscos de alagamentos, principalmente, para as regiões Planalto Sul, Meio Oeste, Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis. Conforme a Figura 1 do satélite GOES-16 abaixo, há presença de núcleos de temporais no Extremo Oeste. Devido à presença de nebulosidade em toda Santa Catarina, as temperaturas pouco variaram e, no geral, as máximas foram em torno de 12°C a 24°C. Os ventos sopram de quadrante norte, com fraca intensidade.

Em razão das áreas de instabilidades que atuam no estado catarinense, foram registrados acumulados significativos no dia de hoje (10/06/2020 – 00h às 17h). No mapa abaixo, observa-se na figura 2 a interpolação dos dados de 409 estações catarinenses para os volumes de chuva acumulados. Destaca-se para a região Oeste, os maiores acumulados foram em Xanxerê (153 mm).

Conforme avisos e alertas emitidos pela DC/SC para as condições de temporais, como também possíveis alagamentos e/ou deslizamentos de terra, destaca-se na Figura 3, a seguir, os municípios com maiores riscos de deslizamentos em Santa Catarina.