16/10/23 – Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri

Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 16/10/2023

 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram na atualização desta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para os dias entre 16 e 19 de outubro de 2023.

 

Entre segunda (16) e terça-feira (17), a chuva retorna a Santa Catarina com maiores volumes. Os acumulados médios de precipitação previstos nesses dois dias variam de 90 a 140 mm no Grande Oeste e Planalto Sul; de 70 a 110 mm no Planalto Norte, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí; de 40 a 70 mm, na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí. Pontualmente, esses valores podem ser superados. Além da chuva volumosa, há condição de temporais (com chuvas intensas em curto espaço de tempo, com raios, fortes rajadas de vento e granizo) em todas as regiões catarinenses, com indicativo de tempo severo no Extremo Oeste e Oeste. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Essas chuvas estão associadas a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, ao intenso fluxo de calor e umidade da região amazônica e a formação de uma frente fria no oceano.

 

Na quarta-feira (18), mantém-se a condição de chuva em Santa Catarina, mas com menores volumes. Permanecem, no entanto, as condições de temporais isolados no Grande Oeste, sobretudo nas áreas de divisa com o Paraná. Entre a tarde e noite de quinta-feira (19), a condição de temporais e chuva intensa é especialmente para o Grande Oeste.

 

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

 

Ao longo do domingo (15), os rios de grande parte do estado continuaram a diminuir. No entanto, alguns pontos ainda continuam em situação de emergência, como nas cidades de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e Lontras. 

Nas bacias hidrográficas dos Rios Negro, Canoinhas e Timbó, na região do Planalto Norte, bem como na bacia hidrográfica do Rio Canoas, localizada no Planalto Sul, devido às características dessas regiões, os rios continuam a subir, mantendo os níveis de emergência e provocando inundações em diversos municípios. De acordo com a previsão hidrológica, os níveis dos rios nessas bacias devem seguir com tendência de elevação nos próximos dias.

 

Com o retorno das chuvas, o risco é MUITO ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas do Vale do Itajaí, Planaltos Norte e Sul, Meio Oeste e áreas de divisa no Rio Uruguai, e risco ALTO para inundações, enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas do Extremo Oeste, Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte.

 

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina

Fonte: DC/SC

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

 

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

 

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

 

Contatos:

(48) 3664-7017COMAL (Coordenadoria de Monitoramento e Alertas) 

 

(48) 3665-5008/5007CIRAM (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina)