Chuva perde intensidade em Santa Catarina a partir de quarta-feira

Entre a noite desta terça-feira, 28, e a madrugada de quarta-feira, 29, a chuva começa a perder intensidade conforme o sistema se desloca para o oceano, persistindo em forma de chuva fraca/garoa ao longo da quarta entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul e nas proximidades.

Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 50 e 100 mm nas áreas entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Serra do Planalto Sul e as áreas ao Sul do Médio e Baixo Vale do Itajaí. Nas demais regiões, os valores acumulam apenas entre 20 e 50 mm.

Devido à natureza das chuvas esperadas para esta semana, a previsão do tempo pode variar consideravelmente de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos.

No decorrer desta terça, um sistema de baixa pressão associado ao fluxo de calor e umidade proveniente da região Amazônica, tem provocado chuva intensa e volumosa do Centro ao Leste do estado, em especial nas regiões do Baixo e Médio Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis, do Litoral e Planalto Sul. O risco é alto a  muito alto nessas regiões, para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Nas demais áreas do estado o risco varia entre baixo a moderado.

Situação hidrológoica

Os volumes de chuva registrados desde a segunda-feira, 27, não trouxeram grandes variações nos níveis dos rios no estado de Santa Catarina. Nesta terça-feira, 28, os rios apresentam elevação bem gradual nas bacias hidrográficas das regiões do Vale do Itajaí, com alguns pontos em atenção, e na Grande Florianópolis, mas ainda em níveis de normalidade. Na Bacia Hidrográfica do Rio Canoas, no Planalto Sul, o rio ainda apresenta nível de emergência, porém em lenta recessão, devido às características da bacia.

Figura 1: Situação hidrológica no estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC
Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)  EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.
Escrito por: ASCOM | SDC
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil