Defesa Civil de Santa Catarina participa do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você

Nesta quinta-feira (29), Coronel Armando, Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, esteve presente com o Governador Jorginho Mello, no Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, na cidade de Rio do Sul.

Na ocasião, o Governador anunciou investimento de mais de R$ 286 milhões em para a CASAN no Alto Vale do Itajaí. Entre projetos e obras em andamento, serão R$174,1 milhões nos serviços de água em 26 cidades e R$112 milhões para os serviços de esgoto em quatro. Os valores foram divulgados durante evento do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você, em conversa com os prefeitos da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí), em Rio do Sul.

Após o encerramento do evento, o Governador Jorginho Mello conversou diretamente com cada prefeito, e o secretário Coronel Armando estava acompanhando todas as demandas e propostas das cidades.

Foto: Eduardo Valente / Secom

Além do evento, Coronel Armando aproveitou a oportunidade para visitar o Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul e também vistoriar algumas obras de defesa civil na região do Alto Vale do Itajaí.

Uma das vistorias aconteceu numa estação hidrológica instalada pela Defesa Civil de Santa Catarina. A estação é capaz de fazer a medição do rio e informar dados sobre volume de chuva com alta precisão para o Monitoramento Hidrológico da Defesa Civil estadual. Esses dados são muitos importantes para permitem que a equipe de hidrologia da nossa secretaria consiga fazer mapas de altura do nível das águas nas barragens e cálculos de abertura e fechamento das comportas com o intuito de evitar os alagamentos.

Foto: Norberto Blitzkow / Defesa Civil de Santa Catarina

A estação hidrológica faz parte da modernização do sistema de monitoramento e alerta da Defesa Civil, a cada cinco minutos ocorre a transmissão de dados, ou seja, quase em tempo real, e essa tecnologia permite que os municípios estejam mais preparados para futuros eventos adversos, além de, também, construir seus planos de contingência com ações cada vez mais assertivas.