SDC participa de alinhamento sobre monitoramento do Rio Seco e Rio Cubatão após derramamento de ácido sulfônico

Nesta quarta-feira, 31, foi realizada uma reunião de alinhamento de estratégias de monitoramento do Rio Seco e do Rio Cubatão, após o acidente ocorrido na manhã de segunda, 29, na Serra Dona Francisca, envolvendo um caminhão carregado com produto perigoso, ácido sulfônico, e onde teve o derramamento do mesmo nas águas do Rio Seco.

Ao longo da semana, o Governo de Santa Catarina criou uma força-tarefa no atendimento a essa ocorrência, além de, também, adotar medidas de prevenção e contenção de forma integrada, tanto no âmbito estadual como no municipal. Na reunião, portanto, ficou decidido que serão feitas análises de monitoramento da água, fauna e flora da localidade.

A reunião de alinhamento aconteceu na Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Joinville, comandada pelo coordenador Edival Pereira. Participaram da reunião os seguintes órgãos: Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Companhia de Águas de Joinville, Defesa Civil municipal de Joinville, professora Therezinha Maria Morais, do Comitê do Complexo da Baía da Babitonga.

Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Joinville