19h10 – Defesa Civil registra diversos problemas devido à chuva e continua em alerta

A chuva intensa da madruga e de todo o dia de hoje (quarta-feira 12/11) está provocando problemas em diversos municípios do Estado. O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) registrou ocorrências em 15 cidades e os níveis dos rios, que continuam subindo, poderão provocar enchentes em mais duas.

A situação mais crítica foi registrada em Itapoá, onde choveu 199.8 mm, em 12 horas, valor superior à média mensal prevista. O município decretou situação de emergência. A notificação preliminar de danos, encaminhada pela prefeitura, aponta que 30 pessoas ficaram desalojadas; 15 desabrigadas; cinco desaparecidas, sendo duas por afogamento na praia e três que saíram para pescar e não retornaram para suas residências; e duas feridas.

Na Capital até às 16horas, foram registrados 33 mm de chuva. A região mais prejudicada é o Maciço do Morro da Cruz, onde foram registrados diversos deslizamentos.

Rio dos Cedros e Timbó estão em alerta devido ao nível do Rio Dos Cedros que ultrapassou o leito e poderá inundar as cidades. Medidas preventivas, como o fechamento do comércio e escolas, organização de instituições públicas e abrigos, já foram adotadas pelas prefeituras, através das coordenadorias municipais de Defesa Civil.

A previsão do tempo para as próximas horas, de acordo com os meteorologistas da Epagri/Ciram, é de mais chuvas e risco de temporais isolados.

“Estamos monitorando, orientando e auxiliando os municípios, visando, principalmente, a segurança da população”, explica o gerente de Administração do Dedc, Valdir Valmor Weingartner.

Uma equipe do Dedc está vistoriando os municípios mais afetados do Norte, Nordeste e Vale do Itajaí.

Em Benedito Novo, no Km 156 da SC-477, próximo ao acesso ao município de Doutor Pedrinho, a rodovia foi interditada devido a um deslizamento.

O maior número de desabrigados e desalojados no estado foi registrado em Joinville, onde 400 pessoas precisaram ser alojadas em casas de parentes e amigos e 160 em um abrigo público da cidade. Às 15horas, o número de desabrigados havia diminuído para cerca de 40. Os maiores problemas são relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra, devido à umidade do solo.

Entre desabrigados, desalojados e deslocados, o Dedc chegou a contabilizar, até às 17h15min, cerca de 700 pessoas, além de danos em residências, estabelecimentos públicos e particulares, e infra-estrutura pluvial e viária. Os números ainda deverão sofrer alterações, pois os municípios continuam contabilizando danos e prejuízos. Itapoá e Benedito Novo já decretaram situação de emergência. Outros 30 municípios também estão em situação de emergência em decorrência das chuvas do mês de outubro.

Municípios que registraram problemas no Dedc.

1. Águas Frias – Chuva forte, a prefeitura está contabilizando danos.
2. Guaramirim – 7 deslocados, 25 residências danificadas, 1 edificação pública e 15 particulares. Abastecimento de água   danificado.
3. Itapoá – 5 desaparecidos, 30 desalojados, 15 desabrigados e 2 enfermos. Chuva forte, deslizamentos e alagamentos. A prefeitura está  contabilizando danos. Já decretou situação de emergência.
4. Joinville – 400 desalojados e 160 desabrigados, alagamentos e deslizamentos.
5. Florianópolis – Deslizamentos e alagamentos, registrados desde terça-feira.
6. Santo Amaro da Imperatriz– Deslizamentos e alagamentos, registrados na terça-feira.
7. Itajaí – Deslizamento no Colégio Estadual Carlos Fontini, aulas suspensas.
8. Balneário Camboriú – alagamento de ruas.
9. Blumenau – Deslizamentos e alagamentos, 50 desabrigados e 6 famílias desalojadas (entre terça e quarta-feira).
10. Jaraguá do Sul – Deslizamentos e alagamentos em pequenas proporções.
11. * Presidente Castello Branco – Enxurrada e vendaval. Instituições públicas, residências e comércio sofreram danos. Uma família desalojada. O município deve decretar situação de emergência.
12. Benedito Novo – Alagamentos e deslizamento na rodovia SC 477, km 156 interditado devido a um deslizamento de terra, próximo ao acesso ao município de Doutor Pedrinho. Já decretou situação de emergência.
13. Camboriú – Deslizamentos, uma casa destruída e um danificada, sete desabrigados. Informou que vai decretar.
14. Mondai – Alagamentos.
15. Rio dos Cedros – Enxurrada.

Devido às chuvas de outubro, 30 municípios decretaram situação de emergência. São eles:

1 – Rio dos Cedros
2 – Corupá