Após chuva na Grande Florianópolis, equipes municipais realizam levantamento de dados

WhatsApp Image 2018-01-11 at 06.20.50

São Francisco do Sul. BR 280 ficou interditada parcialmente e precisou de máquinas para ser liberada. Foto: Divulgação Defesa Civil

Após a passagem da chuva na Grande Florianópolis, as equipes municipais da Defesa Civil realizam o levantamento de dados nesta quinta-feira,11. As equipes de emergência ficaram de prontidão durante a noite de quarta,10, para atender a população, caso fosse necessário. Durante a noite, a Defesa Civil SC emitiu alerta para o litoral catarinense para o risco de alagamento e deslizamento. Foram usadas as plataformas tradicionais, como as redes sociais, site e SMS.

Agora pela manhã, os coordenadores regionais da Defesa Civil SC auxiliam as equipes municipais e orientam sobre os procedimentos. O secretário de Estado da Defesa Civil SC, Rodrigo Moratelli, sobrevoa a região da Grande Florianópolis para conferir a situação atual.

WhatsApp Image 2018-01-11 at 09.04.02

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

Os maiores volumes de chuva foram registrados na Grande Florianópolis e parte do litoral catarinense. Conforme a estação meteorológica da Epagri/Ciram e Cemaden, nas últimas 48 horas choveu 400 mm no norte de Florianópolis. Foi o maior volume de chuva registrado no Estado. Acompanhe os dados.

Dados Registrados SDC/SC – 11/01/18 – 08h30min

Navegantes- 166 mm

São Francisco do Sul – 154 mm

Balneário – 153 mm

A meteorologista da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, informa que a chuva deve continuar até sexta-feira, 12. “A chuva ainda vai ser intensa nesta quinta-feira. Na sexta-feira a chuva começa a diminuir. No sábado e domingo a previsão indica sol. Toda essa chuva é favorecida pela evaporação do mar que está aquecido e os elevados índices de umidade do mar que são transportados para as cidades litorâneas”, explicou.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC

Alagamentos/inundações: Evite o contato com a água e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Observe qualquer movimento de terra ou rochas próximos de sua residência, inclinação de postes, árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Acompanhe as informações oficiais do governo, como o site da Epagri/Ciram e Defesa Civil SC. Também siga nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook os alertas publicados. Receba no seu celular os alertas por meio de mensagem de texto (SMS). Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.