Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 10.12.2014

ATENÇÃO 10/12/2014 – 20:31h: A noite segue com pancadas de chuva e descargas elétricas e risco de temporal isolado em SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/12/2014 – 19:26h: Na próxima hora, pancadas de chuva e descargas elétricas e risco de granizo nas proximidades de Rio Negrinho. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/12/2014 – 18:45h: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas e risco de granizo na Grande Florianópolis. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Nesta quarta-feira (10), há condições de pancadas de chuva com raios e possibilidade de granizo em pontos localizados em todas as regiões do Estado a partir da tarde. Atenção especial para o Litoral Norte e regiões próximas no período noturno, pois os acumulados de chuva variam entre 10 a 30 mm, com pontuais de 40 a 50 mm, devido a um sistema de baixa pressão no Litoral do Sul do país. 

No restante da semana, uma massa de ar quente e úmido e um sistema de baixa pressão, deixam o tempo instável em SC, com pancadas frequentes de chuva, especialmente entre tarde e noite, e de forma mais isolada também na madrugada e manhã. Condições de descarga elétrica (raios) com rajadas de vento (acima de 60 km/h) e possibilidade de granizo isolado.

A chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, mas o acumulado diário deve variar em 10 e 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm. 

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (10/12): Pela manhã, céu parcialmente nublado com chuva fraca do Planalto ao Litoral e sol entre nuvens nas outras regiões. A partir da tarde, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões.  

AVISO: temporal isolado com descarga elétrica, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e chance de granizo isolado. Atenção especial para o Litoral Norte e regiões próximas os acumulado de chuva de 10 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm.

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade associadas a áreas de baixa pressão alongada (cavados) e ar quente úmido da Amazônia.

carta 20141210

Carta sinótica – 10/12/2014 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE: 

Quinta-feira (11/12): Sol entre muitas nuvens pela manhã e condições de pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões a partir da tarde. 

AVISO: temporal isolado com descarga elétrica, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e chance de granizo isolado. 

Sistema meteorológico: áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de um sistema de baixa pressão no Litoral do Sul do Brasil.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS: 

Entre a sexta-feira (12) e sábado (13/12), o tempo continua instável com nebulosidade variável, aberturas de sol e pancadas de chuva em SC, associadas ao calor e a um sistema de baixa pressão.

AVISO para o período: descargas elétricas, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. O acumulado de chuva diário deve variar em 10 e 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm, especialmente no Litoral Norte.

No domingo (14/12), chuva isolada no início e final no Litoral e a partir da tarde nas outras regiões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos Anteriores

AVISO 10/12/2014 – 14:45h: Na próxima hora, risco de granizo nas proximidades de Otacilio Costa. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/12/2014 – 14:20h: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas no Litoral Sul de SC, e risco de granizo nas proximidades de Criciuma. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 10/12/2014 – 13:30h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas do Oeste ao Planalto, Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC. Fonte: Epagri/Ciram