Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 13.10.2015

 

ALERTA 14/10/2015 – 00:12: Risco de deslizamentos em Pomerode. Foram registrados  83mm de chuva nas últimas 72hs e há previsão de pancadas de chuva para as próximas horas na região. Fonte: Cenad/Cemaden.

AVISO 13/10/2015 – 23h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planato Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC. Risco de granizo no Planalto Norte e Litoral Norte, nas áreas próximas à divisa com o Paraná. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO – 13/10/2015: QUARTA E QUINTA-FEIRA COM CHUVA E TEMPORAIS EM SC. Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (14/10) retorna a condição de chuva para todas as regiões de SC, com intensidade moderada a localmente forte. Risco de temporal isolado com raios e granizo, especialmente no Oeste e Sul do Estado.

Quinta-feira (15/10) condições de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de aberturas de sol e rápida elevação da temperatura pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporal isolado com raios e granizo, com a chegada de uma nova frente fria.

Na sexta-feira (16/10) ainda com chuva no Estado, melhorando no fim do dia especialmente no Oeste e Sul do Estado. Temperatura em declínio. 

O acumulado de chuva previsto para esses dias varia de 10 a 30 mm em média, com pontuais de 40 a 50 mm. Esses valores são bem menores do que os registrados no fim da última semana, permanecendo no Rio Grande de Sul a área de chuva mais intensa. 

 

ATENÇÃO – 13/10/2015: PERSISTE O RISCO DE ALAGAMENTOS E MAR AGITADO NO LITORAL DE SC. 

Nesta terça (13) e na quarta (14/10), a maré estará alta, mantendo o risco de alagamentos devido à influência da maré viva (maré de sizígia), e o mar que permanece agitado nesta terça-feira com ondas mais elevadas de 2,0 a 2,5 m dificultando o escoamento das águas das chuvas ocorridas nos últimos dias. Permanecendo também a condição de risco para navegação de pequenas e médias embarcações. 

Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro Sul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, entre outros locais sucetíveis.

Os horários dos alagamentos coincidirão com os picos de maré alta previstos na tabela 1 e valores de maré real maregrama:
Tabela 1 – Maré astronômica prevista pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha (DHN).

Link Maregrama: http://ciram.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=812&Itemid=490 

SITUAÇÃO HIDROLÓGICA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC

 Vale do Itajaí

No Alto Vale do Itajaí o Rio Itajaí Açu está com cota de emergência (transbordamento) em Rio do Sul, baixando. Atingiu o pico em 7,24m às 4hs de sábado (10) e está em 6,52m na leitura das 14hs de 13/10/2015.

Planalto Norte

Mafra o Rio Negro está em cota de alerta, subindo 1cm/h. Leitura das 13hs do dia 13/10 estava em 7,53m. Cota de emergência é 7m.

Rio Negrinho o rio está acima da cota de emergência (3,5m), com valor de 3,43m as 14h da manhã de 13/10, baixando lentamente.

Três Barras o rio está em cota de atenção subindo 1 à 2 cm/h. Leitura das 13hs do dia 13/10 o rio estava 5.66m. Cota de emergência é 7m.

O Rio Canoinhas está estabilizado, em cota de atenção, com 5,61m às 14hs da manhã do dia 13/10. A cota de alerta é 5,70m.

Dados: Cemaden – Copel – Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SCFonte: Epagri-Ciram

Terça-feira (13/10): Sol entre nuvens em SC. No Litoral, as nuvens predominam na maior parte do dia com chance de chuvisco. À noite, condições de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Acumulado de chuva previsto de 10 a 20 mm em média. Temperatura amena, em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

ATENÇÃO: mar agitado com ondas altas (2,0 a 2,5 m), risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema meteorológico: sistema de alta pressão no Sul do Brasil. À noite áreas de instabilidade se formam no Paraná e deslocam para SC.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (14/10): Céu encoberto com condições de chuva no decorrer do dia em todas as regiões, com intensidade moderada a localmente forte. Temperatura amena. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

AVISO: Risco de temporal isolado, descargas elétricas (raios) com rajadas fortes de vento e granizo. Acumulado de chuva previsto de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm.

Sistema meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) e forte transporte de umidade para SC, devido ao jato de baixos níveis.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quinta-feira (15/10): Mais nuvens e condições de chuva a partir da manhã do Oeste ao Litoral Sul, devido ao avanço de uma nova frente fria. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte há chance de aberturas de sol e rápida elevação da temperatura pela manhã, com pancadas de chuva a partir da tarde. Acumulado de chuva previsto de 10 a 20 mm em média. AVISO: Risco de temporal isolado, descargas elétricas (raios) com rajadas fortes de vento e granizo.

Sexta-feira (16/10): A frente fria mantém o tempo instável com chuva em SC, melhorando no fim do dia especialmente no Oeste e Sul do Estado. Acumulado de chuva previsto de 20 a 30 mm em média e pontuais de 40 a 50 mm. Temperatura em declínio com a proximidade de uma massa de ar frio.

Sábado (17/10): Nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões, mas ainda com chance de chuva fraca em alguns momentos. Temperatura mais baixa.

OBSERVAÇÃO: entre a tarde de sexta-feira e sábado o mar volta a ficar agitado, risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

Avisos Anteriores:AVISO 13/10/2015 – 22h00m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Risco de granizo nas áreas próximas a divisa com o PR. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 13/10/2015 – 20h44m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva mais intensa com descargas elétricas (raios) e risco de granizo no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 13/10/2015 – 20h05m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo entre Jaraguá do Sul e Blumenau, com deslocamento para o Litoral. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 13/10/2015 – 19h30m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva mais intensa com descarga elétrica (raios) no Alto Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 13/10/2015 – 19h22m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo no Planalto Norte de SC nas áreas entre Três Barras e Major Vieira, e São Bento do Sul e Corupá. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO 13/10/2015 – 17h25m: Pancadas de chuva com descarga elétrica e risco de granizo no Planalto Norte de SC nas próximidades de Monte Castelo nas próximas 2 horas. Fonte: Epagri/Ciram 

ATENÇÃO 13/10/2015 – 17h20m: Pancadas de chuva com descarga elétrica e rajadas de vento moderada a forte no Oeste e Meio Oeste de SC nas próximas 3 horas. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 13/10/2015 – 15h20m: Pancadas de chuva com descarga elétrica nas próximas 2 horas no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 13/10/2015 – 14h03m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram