Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 15.09.2014 (2)

AVISO METEOROLÓGICO: No decorrer da quinta-feira (18), a formação de um sistema de baixa pressão provoca chuva em SC, começando pelo Oeste e Sul do Estado, se estendendo as demais regiões entre a tarde e noite. Essa instabilidade se estende para sexta-feira (19). Entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira há condição de chuva forte com acumulado significativo, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, em média entre 70 e 100 mm, principalmente nas áreas mais próximas ao RS. Nas demais regiões, o acumulado de chuva previsto é de 30 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores em todas as regiões de SC. A chuva pode vir acompanhada de temporais isolados. Acompanhe atualizações de boletins! Fonte: Epagri/Ciram 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Segunda-feira (15/09): Predomínio de nuvens em SC e condições de chuva fraca e mal distribuída, melhorando entre a tarde e noite.

ATENÇÃO: a partir da noite há previsão de rajadas de vento sul de 50 a 70km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistema Meteorológico:Frente fria passando por SC, com fraca atividade. No fim do dia um sistema de alta pressão (massa de ar frio e seco) avança pelo Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil 

Vento forte: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

carta 20140915

Carta sinótica – 15/09/2014 – 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (16/09): Tempo seco com sol em SC, e nevoeiros ao amanhecer. Temperatura em declínio, com condições de geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul ao amanhecer.

ATENÇÃO: para madrugada rajadas de vento sul de 50 a 70km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Sistema Meteorológico: Alta pressão (massa de ar frio e seco) influenciando SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (17/09) o tempo segue seco com sol e nevoeiros ao amanhecer. Temperatura baixa ao amanhecer com condições de geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul ao amanhecer.

Entre quinta (18) e sexta-feira (19/09), um sistema de baixa pressão provoca chuva em SC, com acumulados significativos, especialmente do Oeste ao Litoral Sul. AVISO: chuva forte em alguns momentos com descargas elétricas e rajadas fortes de vento. Acumulado de chuva entre 70 e 100 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente nas áreas mais próximas ao RS. Nas demais regiões a previsão é de acumulado entre 30 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

Entre a tarde e noite de sexta-feira o tempo melhora na maioria das regiões, com o avanço de uma nova massa de ar frio e seco.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil