Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 23.04.2016

aviso 2

AVISO METEOROLÓGICO Fonte: Epagri-Ciram

Segunda-feira (25/04) com pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Sul do Estado, chegando às demais regiões entre a tarde e noite. Risco de temporal com chuva forte associado a forte atividade elétrica, rajadas fortes de vento e granizo isolado.

Terça-feira (26/04) com chuva moderada a forte na maioria das regiões, melhorando no fim do dia a partir do Oeste, com o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar, que vai provocar declínio acentuado na temperatura.

A partir de quarta-feira (27/04) temperatura baixa em todo o Estado, com previsão de geada nas áreas altas, onde espera-se temperatura próxima de 0°C e negativa.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (23/04) 

Tempo: Sol com nuvens e condições de chuva e chuviscos no Estado.

Temperatura: em elevação

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado (área alongada de baixa pressão) em superfície ainda influencia SC.

 

Domingo (24/04):

Tempo: seco e quente, com sol e poucas nuvens em todas as regiões. Pequena condição de chuva à noite no Planalto Sul e Litoral Sul

Temperatura: alta, novamente acima de 30°C em boa parte do Estado.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: cavado em superfície ainda influencia SC.

 

Segunda-feira (25/04) – AVISO

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. A partir da manhã condições de pancadas de chuva no Oeste e Sul do Estado, atingindo as demais regiões entre a tarde e noite, devido ao avanço de uma nova frente fria. Risco de temporal com chuva forte associado a forte atividade, rajadas fortes de vento e granizo isolado.

Temperatura: alta em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste/sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Terça-feira (26/04) – AVISO

Tempo: instável com chuva moderada a forte em alguns momentos, melhorando no fim do dia a partir do Oeste com o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar.

Temperatura: em declínio.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes.

 

Quarta-feira (27/04):

Tempo: mais nuvens no início do dia e sol predomínio de sol no decorrer do período devido ao avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar.

Temperatura: em declínio acentuado.

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas fortes.

TENDÊNCIA de 28 de abril a 08 de maio de 2016

 

O mês de abril termina sob a influência da massa de ar frio e seco, que mantém os dias com presença de sol, poucas nuvens e temperatura baixa, com chance de geada nas madrugadas nas áreas altas do Estado, onde há previsão de temperatura próxima de 0°C e negativa. Maio inicia com tempo estável sem chuva significativa e temperatura em elevação em SC.

 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil