Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 26.01.2016

AVISO 26/01/2016 – 17h:18 – Alto risco de temporal com ventos acima de 60km/h e granizo no Meio Oeste em Campos Novos e municípios vizinhos, e no Litoral Norte em Joinville e Jaraguá do Sul  e municípios vizinhos, na próxima hora. (Epagri/Ciram)

AVISO 26/01/2016 – 17h:02 – Alto risco de temporal com ventos acima de 60km/h e granizo em Alfredo Wagner, Rancho Queimado e municípios vizinhos, na próxima hora. (Epagri/Ciram)

AVISO 26/01/2016 – 15h:55 – Nas próximas 3 horas o Oeste e Meio Oeste segue com condições de pancadas de chuva com raios. No Planalto Norte e Sul, Vale e Litoral Sul persiste o risco de temporal com granizo isolado se estendendo ao Litoral Norte e Grande Fpolis na próxima hora. (Epagri/Ciram)

AVISO – 26/01/2016 – 15h:48 – Alto risco de temporal com granizo em Presidente Getúlio, Chapadão do Lageado e municípios vizinhos, na próxima hora. (Epagri/Ciram)

AVISO – 26/01/2016 – 14h:09 – Intensos núcleos de instabilidade com condições de temporais e granizo, que atuam entre Caçador e Campos Novos, deslocam para leste nas próximas 2 horas, atingindo o Alto Vale do Itajaí e Planalto Sul. (Epagri/Ciram)

AVISO – 26/01/2016 – 13h:50 – Na próxima hora, alto risco de de temporal com granizo grande em Rio das Antas e municípios vizinhos. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO – 26/01/2016 – 12h:50 – Nas próximas 3 horas, risco de pancadas de chuva com raios, rajadas de vento e granizo isolado no Planalto Norte de SC. Fonte: Epagri-Ciram

AVISO – 26/01/2016 – 12h:28 – Nas próximas 3 horas, risco de pancadas de chuva com raios, rajadas de vento e granizo isolado no Oeste e Meio Oeste. Fonte: Epagri-Ciram

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – (EPAGRI/CIRAM)

Terça-feira (26/01) – AVISO

Sol em boa parte do dia em SC. No decorrer da tarde e noite aumento de nuvens e pancadas de chuva e raios em todas as regiões, devido a formação de áreas de instabilidades associadas ao calor e a chegada de uma Frente Fria. Há risco de temporais isolados com granizo e ventania!

Temperatura: alta, as máximas podem chegar a 33°C a 37°C no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Vento: noroeste passando a sul a partir da tarde, fraco a moderado com rajadas.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Índices UV Extremos

Precauções:

-> Procure evitar exposição ao sol entre às 10h e 16h.

-> Se permanecer ao ar livre, procure sombras e use bonés, chapéus e óculos de sol com bloqueador UV.

-> Aplique filtros solares com fator 30 ou superior a cada duas horas, mesmo em dias nublados e após nadar ou suar,

-> Cuidado com superfícies brilhosas, tais como areia e água que podem refletir os raios UV e aumentar a exposição.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes:

Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

sat 20160126

Quarta-feira (27/01) – ATENÇÃO

Pancadas de chuva com raios pela madrugada na maior parte de SC. Durante o dia o tempo melhora gradativamente.

Temperatura: em declínio.
Vento: Sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas, mais forte no litoral.

Quinta e sexta-feira (28 e 29/01) – OBSERVAÇÃO

Presença de sol com mais nebulosidade no litoral e pancada de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: em elevação, especialmente no Oeste.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajada.

TENDÊNCIA de 30 de janeiro a 07 de fevereiro de 2016

Neste período, sol com mais nuvens no litoral e pancada de chuva isolada, especialmente à tarde entre os dias 30/01 a 02/02. Entre os dias 03 a 07/2, será de muita nebulosidade e chuva de moderada a forte em alguns momentos em SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta