Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil 29.10.2015

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – Epagri/Ciram 

Entre a noite de sexta-feira (30/10) e no sábado (31/10) uma nova frente fria se aproxima de SC, provocando pancadas de chuva e temporais isolados com granizo principalmente do Oeste ao Planalto. O acumulado previsto para esses dias varia de 20 a 40 mm (pontuais maiores em alguns municípios). 

Acompanhe atualizações de boletins, a primavera é uma estação com mudanças bruscas no tempo!

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

ATUALIZAÇÃO DA SITUAÇÃO HIDROLÓGICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS COM RISCO DE INUNDAÇÃO EM SC – 29/10/2015.

 As chuvas intensas das últimas semanas elevaram os níveis dos rios, provocando inundações nas bacias dos Rios Itajaí, Iguaçu – Planalto Norte, Canoas – Planalto Sul e Itapocu – Litoral Norte. Em todas as estações os rios estão baixando lentamente, exceto o Rio Canoinhas em Três Barras que sobe lentamente. Segundo a Epagri/Ciram, há persistência na condição de instabilidade, porém, com acumulados diários menores para boa parte da desta semana (veja no Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil). Por isso, mantem-se a SITUAÇÃO DE ALERTA para inundações nestas bacias, devido ao solo estar saturado, os níveis dos rios elevados e a previsão de pancadas de chuva com valores maiores na sexta (30) e no sábado (31/10).

 Vale do Itajaí

Rio do Sul: Leitura – 29/10 – 13hs – 6,39m – baixando – alerta. (cota máxima atingida: 10,71m as 05h de 22/10)

Laurentino: Leitura – 29/10 – 14hs – 6,93m – baixando – alerta. (cota máxima atingida: 11,18m as 13h de 23/10)

Planalto Norte

Três Barras (Rio Canoinhas): Leitura de 29/10 – 13h – 7,05m – estabilizado – emergência. (cota máxima atingida: 7,12m as 04h de 20/10)

Planalto Sul

Otacílio Costa (Rio Canoas): Leitura de 29/10 – 12h – 8,83m – baixando lentamente – emergência (cota máxima atingida: 9,22m as 16h de 25/10).

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Quinta-feira (29/10): Presença de sol no Oeste, Meio Oeste e boa parte do Planalto Sul e Norte, com variação de nuvens nas demais regiões. Mais nebulosidade e chuva fraca por alguns momentos em Parte do Vale do Itajaí e no Litoral, especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte, devido ao vento leste que traz umidade do mar. Temperatura elevada no Oeste.

Sistema meteorológico: Alta pressão (massa de ar seco e quente no Oeste de SC. Circulação marítima na faixa leste.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (30/10): Sol aparece no decorrer do dia em todas as regiões de SC. Mais nuvens e chuva fraca na madrugada e amanhecer no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. No final do dia a nebulosidade aumenta do Oeste ao Litoral Sul de SC, com pancadas de chuva muito isoladas no Extremo Oeste próximo à divisa com o RS, devido a aproximação de uma nova frente fria. Temperatura em elevação.

ATENÇÃO: Pancada de chuva (10 mm) com descarga elétrica e risco de granizo muito isolado à noite no Extremo Oeste.

Sistema meteorológico: Maior parte do dia com sistema de alta pressão em SC (ar quente e seco) com áreas de baixa pressão no sul do Paraguai no fim da tarde e noite, formando núcleos de instabilidade no Oeste de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Sábado (31/10): A frente fria avança pelo RS e se aproxima de SC, provocando chuva no Oeste e Meio Oeste na maior parte do dia. No Planalto, Vale do Itajaí, no Litoral Norte e Sul a chuva chega no decorrer da tarde. Na Grande Florianópolis mais aberturas de sol, com chance de chuva à noite.

ATENÇÃO: descarga elétrica e temporal isolado com risco de granizo associados às pancadas de chuva.

Domingo (01/11): Sol entre algumas nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e noite há chance de pancadas isoladas de chuva no Oeste e Meio Oeste, devido a áreas de instabilidade. Aviso: descarga elétrica, associadas ás pancadas de chuva.

Segunda-feira (02/11): Sol, calor e pancadas isoladas de chuva entre a tarde e noite em todas as regiões.

OBSERVAÇÃO: descarga elétrica, associadas ás pancadas de chuva

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil