ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 06.06.2016

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – EPAGRI/CIRAM

Semana com frio persistente em todo o Estado de SC

Temperaturas diminuem ainda mais nos próximos dias !

A temperatura declina ainda mais nos próximos dias em Santa Catarina. Entre quarta e sexta (08 a 10/06), a temperatura mínima, na madrugada e amanhecer, fica próxima e abaixo de zero grau, favorecendo a formação de geada,generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões. Durante o dia, as temperaturas não sobem muito, resultando em baixa amplitude térmica diária (diferença entre as temperaturas máximas e mínimas).

O frio ganha reforço no próximo final de semana (11 e 12/06) com a chegada de uma nova massa de ar polar avançando para o Sul do Brasil e mantendo a as temperaturas muito baixas por vários dias consecutivos.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

ATENÇÃO e PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana gelada, com frio típico de inverno em SC !

Segunda-feira (06/06)

Tempo: no Litoral Norte e Planalto Norte, chuva em boa parte do dia. Nas demais regiões, céu encoberto com chances de aberturas de sol em curtos períodos.

Temperatura: muito baixa e declinando à noite.

Vento: oeste a sudoeste, com intensidade moderada e rajadas.

Sistema: massa de ar polar (alta pressão) com centro no norte da Argentina; corrente de jato (ventos fortes em altitude) no Sul do Brasil.

06.06.2016 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida 06.06.2016 – 09h00min

Terça-feira (07/06) – ATENÇÃO PARA DECLÍNIO DE TEMPERATURA E GEADA AMPLA

Tempo: céu encoberto em todo o Estado com nevoeiros na madrugada e amanhecer. No Litoral Norte, chuva na madrugada e manhã. Nas demais regiões, possíveis aberturas de sol em curtos períodos.

Temperatura: declinando um pouco mais na madrugada, com pouca variação durante o dia.

Vento: oeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada.

Sistema: massa de ar polar (alta pressão) e corrente de jato (ventos fortes em altitude) no Sul do Brasil.

Quarta, quinta e sexta-feira (08 a 10/06): – ATENÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA AMPLA

Tempo: predomínio de muitas nuvens com maiores chances de aberturas de sol. Condição de nevoeiros na madrugada e amanhecer.

Temperatura: muito baixa em todas as regiões. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões. A madrugada de quinta-feira será a mais fria.

Vento: sudoeste, com intensidade moderada e rajadas mais fortes especialmente no Litoral Sul.

TENDÊNCIA de 11 a 20 de junho de 2016

A maior parte do período será marcada por ausência de chuva em SC. As temperaturas permanecem baixas, com frio rigoroso, especialmente entre os dias 11 e 14/06, e entre 17 e 20/06, quando novas massas de ar frio ocasionarão declínio acentuado na temperatura, com geada generalizada em SC.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta