ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07.12.2016

 NOTA OFICIAL SDC – Clique aqui

—————————————————————————— 

OBSERVAÇÃO 07/12/2016 – 19h52min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Planalto Norte de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO – 07/12/2016 – 18h33min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO – 07/12/2016 – 18h29min – Nas próximas 2h, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste. (Epagri/Ciram)

—————————————————-

AVISO

AVISO METEOROLÓGICO – 07/12/2016 20h00min (EPAGRI/CIRAM)

PRÓXIMOS DIAS COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTANIA – GRANIZO EM SANTA CATARINA!

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

 

Nesta quinta-feira (08/12), chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, principalmente nas áreas mais próximas ao PR, com acumulado médio de 40 a 60 mm e pontuais de até 100 mm, sobretudo no Oeste. Nas demais regiões, a chuva ocorre especialmente no período da tarde e noite, com menor volume de 20 a 40 mm. 

Na sexta-feira (09/12), condição de chuva especialmente no período da tarde e noite. Previsão de acumulado 30 a 50 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante do Estado, chuva com menor intensidade e volume. 

No sábado (10/12), a chuva persiste em SC, moderada a forte na madrugada e manhã, e com maior acumulado novamente no norte do Estado (40 a 60 mm em média). 

Durante esses dias há condições de temporais localizados, raios, rajadas de vento e granizo, sobretudo no Oeste e Norte do Estado, por influência de um cavado (região de convergência de ventos). 

 

Apesar de se tratar de um Aviso Meteorológico para SC, não tem nada haver com o ocorrido em Florianópolis e região na última madrugada de domingo (04/12). 

   

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

  ————————————————————————————————

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

PRÓXIMOS DIAS COM COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO EM SC – ACOMPANHAR BOLETINS!

 

Quarta-feira (07/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – RISCO DE GRANIZO ISOLADO

Tempo: Muitas nuvens e chuva fraca no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte na manhã e início da tarde. À tarde, condição para pancadas de chuva nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul, Meio Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis. Atenção para descargas elétricas (raios) que devem ocorrer durante as pancadas de chuva.

Temperatura: Segue alta em todas as regiões à tarde.

Vento: Norte com variação a sudeste, fraco a moderado. Atenção para rajadas de vento durante as pancadas de chuva.

Sistema: Cavado em superfície em conjunto com instabilidade atmosférica.

   ————————————————————————————————

 

Quinta-feira (08/12) – AVISO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Muitas nuvens e chuva já no início do dia nas regiões do Oeste, Meio Oeste e Planalto. Nas demais regiões do Estado, a nebulosidade aumenta gradativamente, com pancadas de chuva a partir do início da tarde. AVISO para chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, principalmente nas áreas mais próximas ao PR, com acumulado médio de 40 a 60 mm e pontuais de até 100 mm, sobretudo no Oeste. Nas demais regiões, a chuva ocorre especialmente no período da tarde e noite, com menor volume de 20 a 40 mm.

Temperatura: Sofre menor elevação devido à nebulosidade e à chuva, porém ainda persiste a condição de ar abafado.

Vento: Sudeste a nordeste, com rajadas associadas ao avanço da chuva.

Sistema: Cavado em superfície em conjunto com a corrente de jato em altos níveis e a forte instabilidade atmosférica.

   ————————————————————————————————

 

Sexta-feira (09/12) – ATENÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: Variação de nuvens no início do dia em todas as regiões. À tarde retornam as condições de pancadas de chuva e descarga elétrica em todas as regiões. A chuva deve ocorrer de forma mais isolada nas regiões do Sul do Estado e mais abrangente no Norte, mais próximo à divisa com o PR. Atenção para todas as regiões para chuva forte com raios e possibilidade de granizo, com maior possibilidade nas regiões próximas à divisa com o PR.

Temperatura: Sem grande variação devido à nebulosidade e à chuva. 

Vento: sudeste, moderado com rajadas associadas à passagem da chuva.

   ————————————————————————————————

 

Sábado (10/12) – OBSERVAÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Céu encoberto e chuva já a partir do início do dia. Atenção para descarga elétrica e alto volume de chuva nas regiões de divisa com o PR, onde o volume de chuva pode chegar ou superar 100 mm. A chuva diminui de intensidade a partir da tarde, iniciando no Oeste em direção ao Litoral.

Temperatura: Sem grande elevação devido à nebulosidade e à chuva. 

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas, mais fortes no Planalto e Litoral.

   ————————————————————————————————

 

Domingo (11/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Muitas nuvens em todas as regiões, diminuindo no decorrer do dia, permanecendo mais nublado no Litoral Norte e Planalto Norte.

Temperatura: Em elevação. Alta à tarde em todas as regiões.

Vento: Noroeste a sul, moderado e com rajadas, mais fortes no Litoral.

   ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 12 a 21/12 de 2016

Os indicativos são de um período com chuva frequente no Estado, devendo ocorrer principalmente na forma de pancadas nos períodos da tarde e noite. Os maiores volumes de chuvas previstos são para as regiões mais próximas ao PR. Uma massa de ar mais frio prevista para o dia o dia 15 deve causar leve queda na temperatura. A temperatura volta a subir nos dias seguintes, continuando elevada até o fim do período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

 

ATENÇÃO METEOROLÓGICA – 07/12/2016 11h40min (EPAGRI/CIRAM)

 

PRÓXIMOS DIAS COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTANIA – GRANIZO EM SANTA CATARINA!

 

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

 

 

Nesta quinta-feira (08/12) há condição para chuva moderada a forte em SC. A condição de chuva é prevista principalmente nas regiões que fazem divisa com o PR, onde o volume de chuva pode chegar a 100 mm. Nas demais regiões, o volume de chuva deve ser menor, chegando a 30 mm. Há também condição para ocorrência de raios, rajadas de ventos fortes e queda de granizo no Estado à medida em que a chuva avança. A ocorrência destes fenômenos é devida à atuação de dois sistemas meteorológicos, um cavado (região de convergência de ventos) e à corrente de jato, associadas à forte instabilidade atmosférica sobre o Estado. 

Na sexta-feira (09/12) o dia inicia com variação de nuvens, mais a chuva volta a todas a regiões no período da tarde. A chuva prevista é mais abrangente e com maior volume nas regiões mais próximas ao PR, sendo de forma mais isolada nas demais regiões. Segue o risco de descargas elétricas (raios) e queda de granizo no Estado.

Os indicativos são de que a chuva persista também no sábado, mais forte na madrugada e manhã, mais uma vez trazendo maior volume de chuva para o Norte do Estado.  

 

Essa instabilidade está associada a um cavado (área alongada de baixa pressão), que se intensifica, formando um sistema de baixa pressão próximo ao Litoral de SC, no sábado (10/12).

————————————————————–