Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 17.04.2015

ALERTA: Risco moderado de deslizamentos para o município de Luiz Alves. A estação Vila do Salto2 registrou 105 mm de chuva nas últimas 24hs até às 17hs de sexta (17) e há previsão de continuitdade de chuva neste sábado (18) (ver aviso meteorológico). Fonte: Cemaden/Cenad.

OBSERVAÇÃO: Sexta-feira (17/04), para tarde e noite risco de descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste.

AVISO METEOROLÓGICO:

No sábado (18/04), uma frente fria com rápido deslocamento por SC provoca chuva em todas as regiões no decorrer do dia. Risco de temporal isolado. O acumulado de chuva previsto varia de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 60 mm, especialmente no Oeste e Meio Oeste. A partir da tarde o tempo melhora no Oeste e Sul do Estado, e nas demais regiões no fim do dia. Para domingo não há previsão de chuva significativa. 

Na segunda-feira (20/04) volta a ocorrer chuva no Estado, moderada a forte em alguns momentos com temporal isolado, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, devido à influência de um sistema de baixa pressão no RS. O acumulado de chuva fica em torno de 30 mm em média, com pontuais de 50 a 60 mm principalmente do Oeste ao Litoral SulFonte: Epagri/Ciram  Acompanhe atualização de boletins ! 

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (17/04): No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens em boa parte do Estado. Na região da Grande Florianópolis e do Litoral Norte persiste a condições de chuva, que alterna com períodos de melhoria. No Oeste e Meio Oeste há previsão de pancadas de chuva no período da tarde e noite. Temperatura máxima de 25ºC a 28ºC na maioria das regiões.

OBSERVAÇÃO: para tarde e noite risco de descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste.

Sistema meteorológico: sistema de alta pressão no oceano, favorecendo a entrada de umidade no Litoral (circulação marítima). Convecção no Oeste e Meio Oeste a partir da tarde.

17.04.2015 T Realcada

Imagem de Satélite GOES-13 T Realçada 17/04/2015 08h30m

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (18/04): Tempo instável com predomínio de nuvens e chuva em todas as regiões no decorrer do dia. A partir da tarde o tempo melhora no Oeste e Sul do Estado, e nas demais regiões no fim do dia, com pequeno declínio de temperatura.

ATENÇÃO: risco de temporal isolado com descargas elétricas (raios) e vendaval em SC. O acumulado de chuva previsto varia de 20 a 30 mm em média no decorrer do dia, com pontuais de 60 mm, especialmente no Oeste e Meio Oeste (entre madrugada e manhã).

Sistema meteorológico: rápido deslocamento de uma frente fria por SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (19/04), a nebulosidade diminui e o sol aparece e alguns períodos em SC, devido a influência de uma massa de ar um pouco mais seco.

Na segunda-feira (20/04) o tempo volta a ficar instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, especialmente do Oeste ao Litoral Sul, devido a influência de um sistema de baixa pressão no RS.

Na terça-feira (21/04) esse sistema se intensifica e forma uma frente fria próxima de SC, mantendo o condição de chuva em todas as regiões, melhorando da tarde para noite. Logo após o feriado, a temperatura declina acentuadamente em SC, com a chegada de uma massa de ar frio mais intensa ao Sul do Brasil.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil