ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 19.12.2016 1

nowcasting

OBSERVAÇÃO 20/12/2016 – 06h34min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul de SC. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 07h50min – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVAS INTENSAS EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, RAJADAS DE VENTO E GRANIZO)

Inicio: 12h de 19/12/2016

Fim: 12h de 20/12/2016

Previsão: pancadas de chuva

Acumulado de chuva: 20-30 mm e pontuais em torno de 50 mm.

Risco de temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo, ESPECIALMENTE NO OESTE, Sul e Norte do estado.

Sistema: avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Início do Verão: 21/12 às 08h44min

Segunda-feira (19/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: predomínio de nuvens com aberturas de sol em SC. Pancadas de chuva no Oeste e Meio Oeste, se estendo as demais regiões entre a tarde e noite. Risco de temporais isolados a partir da tarde, especialmente no Oeste, Sul e Norte do Estado.

Temperatura: em elevação, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas, mais fortes no Litoral.

Sistema: cavado (região de convergência de ventos) e frente fria no Sul do Brasil.

————————————————————————————————

Terça-feira (20/12) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: instável com pancadas de chuva em SC, melhorando no fim do dia do Oeste ao Planalto. Risco de temporais isolados.

Temperatura: em pequena elevação, porém com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria influenciando SC.

Quarta-feira (21/12) – Início do Verão: 21/12 às 08h44min

Tempo: o verão começa com muitas nuvens e condições de chuva no Litoral Norte. Nas demais regiões, sol e pancadas de chuva novamente entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada em todas as regiões, com sensação de ar abafado.

————————————————————————————————

Quinta-feira (22/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e no inicio da noite, associadas ao aquecimento do dia e à alta umidade do ar.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

————————————————————————————————

Sexta-feira (23/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: predomínio de nuvens com aberturas de sol em SC. Pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, se estendo as demais regiões entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

TENDÊNCIA de 24/12 de 2016 a 03/01 de 2017

Os indicativos são de temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e início da noite, no início do período. Nos dias 25 e 26, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em SC. Na sequencia a temperatura diminui novamente, especialmente do Planalto ao Litoral, com a chegada de outra massa de ar frio. Nos dias seguintes, a temperatura volta a subir e a chuva permanece frequente no Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil