ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 20.12.2016

nowcasting

ALERTA PARA DESLIZAMENTOS – 20/12/2016 15h:45 – Em virtude dos acumulados de chuva superiores a 50 mm em alguns municípios nas últimas 3 horas, a chuva anterior e a tendência de mais acumulados para as próximas horas, há risco para deslizamentos de terra entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente a região de Blumenau e Massaranduba.Fonte: Defesa Civil SC, CENAD, CEMADEN

ATENÇÃO 20/12/2016 – 16h10min – Chuva persistente moderada a forte com descarga elétrica no Planalto Norte e Litoral Norte nas próximas 3 horas (Epagri/Ciram).

ATENÇÃO 20/12/2016 – 13h03min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva moderada a forte com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Litoral Norte de SC. (Epagri/Ciram)

————————————————————————————————   ATENÇÃO

ATENÇÃO METEOROLÓGICA 20/12/2016 08h30min – EPAGRI/CIRAM

PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVAS INTENSAS EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, RAJADAS DE VENTO E GRANIZO)

Inicio: 08h de 20/12

Fim: 08h de 21/12

Previsão: pancadas de chuva.

Acumulado de chuva: 20-30 mm em média e pontuais em torno de 40 a 50 mm na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Risco de temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo, ESPECIALMENTE nas regiões citadas.

Sistema Meteorológico: frente fria em deslocamento por SC.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa –  Meteorologistas EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

————————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

ATENÇÃO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Início do Verão: 21/12 às 08h44min

Terça-feira (20/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: instável com pancadas de chuva em SC. No período da tarde e noite ainda há risco de temporais isolados, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No fim do dia, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

————————————————————————————————

Quarta-feira (21/12) – OBSERVAÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: madrugada com pancadas de chuva na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, se estendo em boa parte do dia no Litoral Norte. No decorrer do dia, sol entre nuvens na maioria das regiões com pancadas de chuva novamente entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: norte a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: frente fria se afastando de SC. A partir da tarde formação de nuvens de chuva (convecção), associadas ao calor e à alta umidade do ar.

————————————————————————————————

Quinta-feira a Sábado (22 a 24/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: dias típicos de verão com sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e no inicio da noite. No Oeste, a chuva pode começar pela manhã, na sexta-feira.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 25/12 de 2016 a 04/01 de 2017

Os indicativos são de temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e início da noite, no início do período. No dia 26, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em SC. Na sequencia a temperatura diminui novamente, especialmente do Planalto ao Litoral, com a chegada de outra massa de ar frio. Nos dias seguintes, a temperatura volta a subir e a chuva permanece frequente no Estado.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil