ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.08.2015

 

ATENÇÃO 25/08/2015: Terça-feira (25) com pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios) localizadas no Oeste e Norte de SC. O mar continua com ondulação maior no Litoral de Santa Catarina, com risco para pequenas e médias embarcações. Fonte: Epagri/Ciram

 AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram 

Entre a tarde desta quarta-feira (26) e madrugada de quinta (27), condição favorável para a ocorrência de temporais localizados e rápidos, acompanhados de descargas atmosféricas (raios), intensas rajadas de vento e granizo, no Oeste e Meio-Oeste de SC, com total de chuva prevista de 50 a 60 mm. 

Nas demais regiões, a ocorrência de temporais se restringe ao período da madrugada, com total de chuva prevista de 20 a 40 mm. Exceto para o Planalto Norte, a chuva prevista é de 50 a 60 mm. 

Recomendações da Defesa Civil SC:  

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

 Terça-feira (25/08): No Oeste e Meio-Oeste, pancadas de chuva durante o dia, melhorando à noite. Tempo chuvoso em todo o Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí. No Planalto Sul e Litoral Sul, períodos de sol intercalados com períodos de maior nebulosidade, com chuva fraca à noite no Litoral Sul. Temperatura amena. Vento de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.

ATENÇÃO: Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas (raios) localizadas no Oeste e Norte de SC.

Sistema Meteorológico: Massa de ar frio no sul de SC em deslocamento para o oceano. Jato subtropical entre Paraná e São Paulo. Baixa pressão no sul do Paraguai e oeste de SC.

25.08.2015 Visivel

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (26/08): Sol entre nuvens do Oeste ao Sul do Estado, com pancadas de chuva a partir da tarde nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No Litoral Sul, chuva à noite. Na Grande Florianópolis e norte do Estado, chuva especialmente na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia. No Planalto Norte, sol com períodos de maior nebulosidade. Temperatura em elevação. Vento de nordeste, moderado com rajadas mais intensas do Oeste ao Sul.

AVISO: Temporal localizado (ventos fortes, raios e granizo) no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul de SC.

Sistema Meteorológico: Frente fria no RS aproxima-se de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Quinta-feira (27/08): Chuva em todas as regiões, especialmente na madrugada, com temporais localizados, melhorando no decorrer do dia devido ao afastamento da frente fria. Temperatura em declínio.

AVISO: Elevado volume de chuva no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, com acumulados entre 50 e 60 mm em 24 horas. Nas demais regiões, total acumulado de 20 a 40 mm.  Vento virando para sudoeste com intensas rajadas.

Sexta-feira e sábado (28 e 29/08): Tempo firme com sol e céu claro em SC, devido à atuação de uma massa de ar seco. Temperatura baixa na madrugada e em elevação durante o dia. Vento virando para nordeste, fraco.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

Avisos anteriores – 25/08/2015:

OBSERVAÇÃO 25/08/2015 – 09h13m: Pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte e Vale do Itajaí nas próximas 2h. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 25/08/2015 – 07h00m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva acompanhadas isoladamente de descargas elétricas (raios) no Alto Vale do Itajaí, áreas do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Litoral Norte. Fonte: SDC

ATENÇÃO 25/08/2015 – 05h50m: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Fonte: SDC