ATENÇÃO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 26.12.2016

nowcasting

AVISO 26/12/2016 – 23h29min – Na próxima hora, rajadas de vento de 60 a 80 km/h na Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram) 

ATENÇÃO 26/12/2016 -22h03min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Há risco de temporais isolados (chuva rápida e intensa acompanhadas de rajadas de vento) nestas regiões. 

Quinta-feira (26/12) dia típico de verão com sol, algumas nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Risco de temporais localizados, especialmente do Planalto ao Litoral. Temperaturas altas, acima de 30°C na maioria das regiões. Ventos de quadrantes norte a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

  ————————————————————————————————

AVISO

 

AVISO METEOROLÓGICO – 26/12/2016 12h50min (EPAGRI-CIRAM) 

PANCADAS DE CHUVA COM DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVAS INTENSAS EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, RAJADAS DE VENTO E GRANIZO)

  

Inicio: 15h de 26/12/2016 

Fim: 00h de 27/12/2016  

Previsão: pancadas de chuva com raios em SC, moderada a forte em alguns momentos. 

Risco de temporais localizados com rajadas fortes de vento e granizo, especialmente do Planalto ao Litoral. 

Sistema Meteorológico: massa de ar quente e úmido influenciando SC.

 

Gilsânia Cruz –  Meteorologista EPAGRI/CIRAM 

 ————————————————————————————————

 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade! 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 ————————————————————————————————

 Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM  

 ———————————————————————————————— 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

  ————————————————————————————————

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM 

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

 

Segunda-feira (26/12) – AVISO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: dia típico de verão com sol, algumas nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Risco de temporais localizados, especialmente do Planalto ao Litoral.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Sistema: ar quente e úmido influenciando SC.

 

 ———————————————————————————————— 

 

Terça-feira (27/12) – ATENÇÃO PARA PANCADAS DE CHUVA – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste do Estado, devido ao avanço de uma frente fria pelo oceano na altura do Litoral da região Sul do país. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Não se descarta o risco de temporais localizados.

Temperatura: alta, diminuindo no fim do dia.

Vento: norte a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Sistema: ar quente e úmido influenciando SC e ao avanço de uma frente fria.

 ————————————————————————————————

 

Quarta, quinta e sexta-feira (28, 29 e 30/12) – RISCO DE TEMPORAIS LOCALIZADOS (ACOMPANHAR BOLETINS!)

Tempo: instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia em SC. Risco de temporais localizados especialmente no período da tarde.

Temperatura: mais amena, principalmente do Planalto ao Litoral.

Vento: predominante de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

 ————————————————————————————————

 

TENDÊNCIA de 31/12 de 2016 a 10/01 de 2017 

Tudo indica que o ano termina com tempo instável e pancadas de chuva em SC, devido à formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. Risco de temporais especialmente no período da tarde e início da noite. Para a primeira semana de 2017, calor e pancadas frequentes de chuva, típicas de verão.

Ressalta-se o acompanhamento diário da previsão do tempo!

 ————————————————————————————————

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 ————————————————————————————————

 

AVISOS ANTERIORES:

 

AVISO – 26/12/2016 – 20h19min – Na próxima hora, risco para rajadas de vento de 50 a 65km/h na Grande Florianópolis e Litoral Sul. (Epagri/Ciram).

 

ATENÇÃO – 26/12/2016 -20h07min – Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva com descargas elétricas no Litoral Sul e Grande Florianópolis. Pontualmente as pancadas podem ser fortes. (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 26/12/2016 16h50min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. Risco de temporais isolados (chuva rápida e intensa acompanhadas de rajadas fortes de vento). (Epagri/Ciram)

ATENÇÃO – 26/12/2016 16h00min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte, Planalto Sul e Vale do Itajaí. Risco de temporais isolados (chuva rápida e intensa acompanhadas de rajadas fortes de vento).

 

OBSERVAÇÃO – 26/12/2016 13h00min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva moderadas com descargas elétricas (raios) no Planalto Norte de SC. (EPAGRI/CIRAM)

 

ATENÇÃO – 26/12/2016 18h10min – Na próxima hora, rajadas de vento de 50 a 70 km/h no Oeste e Meio Oeste de SC. (Epagri/Ciram)

 

ATENÇÃO – 26/12/2016 18h10min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Há risco de temporais isolados (chuva rápida e intensa acompanhadas de rajadas de vento) nestas regiões. (Epagri/Ciram)