Atenção e Previsão Voltada para Defesa Civil SC 30.10.2014

ATENÇÃO 30/10/2014 – 17:40h: Nas próximas 3 horas, chuva com descargas elétricas, granizo isolado e vento de 60 km/h no Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: Entre 31/10 e 03/11, uma frente fria, em conjunto com a presença de um sistema de baixa pressão favorecem a ocorrência de chuva no Estado de Santa Catarina, que já tiveram início nesta quinta-feira (30) no Oeste do Estado. Essas chuvas se iniciam em forma de pancadas isoladas nesta quinta-feira e tomam maior abrangência a partir da sexta-feira. Os acumulados de chuva devem ser maiores em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, onde são esperados acumulados de chuva elevados somando-se os 4 dias do evento meteorológico. 

Nos próximos dias as temperaturas máximas devem ficar mais amenas no Estado, mais a sensação ainda deve ser de ar abafado devido à umidade do ar mais alta. Apenas após o avanço da frente fria (dia 04/11), as temperaturas entram em declínio no Estado. Acompanhe atualizações de boletins ! 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Quinta-feira (30/10): Já a partir da manhã, aumento de nebulosidade com pancadas isoladas de chuva no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. À noite, as pancadas se estendem às demais regiões, devido ao forte calor e aproximação de uma frente fria. Temperatura máxima de 35°C em Criciúma.

Atenção: descarga elétrica e temporal isolado com possibilidade de granizo em SC.

Sistema meteorológico: Sistema de baixa pressão e frente fria atuando em SC.

carta 20141030

Carta sinótica – 30/10/2014 – 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC

 

Recomendações da Defesa Civil SC

 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (31/10): Tempo instável em todas as regiões de SC. A chuva começa já no início do dia do Oeste ao Litoral Sul, mais próximo à divisa com o RS, se estendendo às demais regiões no decorrer da tarde e início da noite.

Atenção: descarga elétrica e temporal isolado com granizo em SC.

Sistema meteorológico: Sistema de baixa pressão e frente estacionária em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (01) e no domingo (02) tempo instável em SC, com variação de nuvens e pancadas de chuva, por influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) e pela persistência de uma frente fria no Estado. A temperatura diminui a partir de sábado.

Atenção: descarga elétrica e temporal isolado com granizo.

Na segunda-feira (03), variação de nuvens em SC, com chuva no decorrer de todo o dia em todas as regiões devido à persistência da frente fria.

Atenção: descarga elétrica e temporais isolados.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Avisos Anteriores 30/10/2014:

ATENÇÃO 30/10/2014 – 07:40h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas nas regiões Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 30/10/2014 – 12:00h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas nas regiões Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: SDC

ATENÇÃO 30/10/2014 – 13:21h: Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas nas regiões Oeste e Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

ATENÇÃO 30/10/2014 – 15:42h: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas, granizo isolado e rajadas de vento acima de 60 km/h no Meio-Oeste de SC. Fonte: Epagri/Ciram

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil