Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil 17.09.2014 (2)

ATENÇÃO: 17/09/2014 – 18:25h:  Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descarga elétrica no Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO: No decorrer da manhã de quinta-feira (18), a formação de um sistema de baixa pressão deve provocar chuva em SC, podendo ser de forte intensidade por alguns momentos. Essa instabilidade se estende para sexta-feira (19). Entre a manhã de quinta e de sexta-feira, os acumulados podem variar de 70 a 80mm nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grande Florianópolis. Há risco de pontuais maiores entre 100 e 120mm. Nas demais regiões, o acumulado de chuva previsto é de 60 a 70 mm, com pontuais de 80 a 100 mm.

A chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas (raios) e temporais isolados. Acompanhe atualizações de boletins! Fonte: Epagri/Ciram 

Recomendações da Defesa Civil SC

 Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: EPAGRI-CIRAM

Quarta-feira (17/09): Tempo seco com sol entre nuvens e temperatura em elevação em SC.

Sem aviso

Sistema Meteorológico: Alta pressão (massa de ar seco) e jato subtropical influenciando SC.

carta 20140917

Carta sinótica – 17/09/2014 – 06h (UTC). Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (18/09): variação de nuvens e chuva em SC, com risco de temporais e chuva forte entre a tarde e noite, descarga elétrica e temporal isolado.

Aviso: chuva forte com temporais, descarga elétrica e vento forte. Acumulado de chuva entre 70 e 100 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, principalmente nas áreas mais próximas ao RS. Nas demais regiões a previsão é de acumulado entre 50 a 80 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sistema Meteorológico: sistema de baixa pressão entre RS e SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (19), um sistema de baixa pressão mantém o tempo encoberto com chuva em SC.

Aviso: chuva forte em alguns momentos principalmente na madrugada e manhã, descarga elétrica e temporal isolado. Acumulado de chuva entre 40 e 50 mm em média.

No sábado (20) e domingo (21), uma nova massa de ar frio e seco mantém presença de sol entre algumas nuvens no Estado, com chance de chuva isolada no Litoral e áreas próximas na noite de domingo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil