AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 07.06.2016

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM

Frio persistente com temperatura próxima e abaixo de zero com geada em SC !

A semana termina com mar agitado e risco de ressaca no Litoral de SC !

De quarta-feira a sábado (08 a 11/06) a temperatura diminui ainda mais em Santa Catarina. Frio persistente com temperatura mínima próxima e abaixo de zero, na madrugada e amanhecer, com formação de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões. A temperatura não sobe muito durante o dia, baixa amplitude térmica diária (diferença entre  a temperatura mínima e máxima).

O ar polar que predomina no Sul do Brasil ganha reforço no fim de semana (11 e 12/06), devido ao avanço de outra massa de ar polar ainda mais intensa.

A condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e o avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

AVISO e PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Semana gelada, com frio típico de inverno e geada em SC

Terça-feira (07/06)

Tempo: Presença de sol entre nuvens em todas as regiões, no decorrer do dia.

Temperatura: baixa, em pequena elevação durante o dia.

Vento: oeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada.

Sistema: massa de ar polar (alta pressão) e corrente de jato (ventos fortes em altitude) no Sul do Brasil.

Quarta-feira (08/06) – ATENÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA

Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC, com nevoeiros isolados ao amanhecer.

Temperatura: baixa em todas as regiões. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões.

Vento: oeste a sudoeste, com intensidade fraca a moderada.

Sistema: massa de ar polar (alta pressão) no Sul do Brasil.

Quinta-feira a sábado (09 a 11/06) – AVISO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA GENERALIZADA

Tempo: seco com sol e algumas nuvens em SC.

Temperatura: muito baixa no Estado. Mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada, generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Mar: No final de sexta-feira (10/06) e no sábado (11/06) a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado. (Acompanhar boletins!)

TENDÊNCIA de 12 a 22 de junho de 2016

A maior parte do período será marcada por ausência de chuva em SC. A temperatura permanece baixa, com frio rigoroso e persistente, com condições para formação de geada nas áreas altas do Estado, devido ao avanço frequente de massas de ar frio pelo Sul do Brasil.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta