AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 08.12.2016

 NOTA OFICIAL SDC – Clique aqui

 —————————————————————————— AVISO

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 08/12/2016 17h13min (EPAGRI/CIRAM)

 

PRÓXIMOS DIAS COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTANIA – GRANIZO EM SANTA CATARINA! 

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS!

 

 Quinta-feira fim de tarde/noite (08/12), persiste a condição de chuva em SC, com acumulado médio de 30 a 40 mm, sobretudo no Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Observação: a chuva mais intensa nas próximas horas concentra-se sobre o PR.

Na Sexta-feira (09/12), condição de chuva especialmente no período da tarde e noite. Previsão de acumulado 30 a 50 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante do Estado, chuva com menor intensidade e volume.

 
No Sábado (10/12), a chuva persiste em SC, moderada a forte na madrugada e manhã, e com maior acumulado novamente no norte do Estado (40 a 60 mm em média). 

 Na sexta e no sábado há condições de temporais localizados, raios, rajadas de vento e granizo, sobretudo no Oeste e Norte do Estado, por influência de um cavado (região de convergência de ventos).

    

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM 

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

    ————————————————————————————————

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

PRÓXIMOS DIAS COM COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO EM SC – ACOMPANHAR BOLETINS!

 

Quinta-feira (08/12) – AVISO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: Muitas nuvens e chuva já no início do dia nas regiões na maioria das regiões se estendendo para a tarde e noite. Indicativo para alto volume de chuva nas regiões Oeste e Meio Oeste. (Ver Aviso Meteorológico).

Temperatura: alta, porém ainda persiste a condição de ar abafado.

Vento: nordeste a sudeste, com rajadas associadas ao avanço da chuva.

Sistema: Cavado em superfície em conjunto com a corrente de jato em altos níveis e a forte instabilidade atmosférica.

   ————————————————————————————————

 

Sexta-feira (09/12) – ATENÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS FORTES DE VENTO – ACOMPANHAR BOLETINS! 

Tempo: céu encoberto com pancadas de chuva ao longo do dia em todas as regiões. (Leia Aviso Meteorológico).

Temperatura: Sem grande variação devido à nebulosidade e à chuva. 

Vento: nordeste a leste, moderado com rajadas associadas à passagem da chuva.

   ————————————————————————————————

 

Sábado (10/12) – ATENÇÃO PARA CHUVAS INTENSAS – RAJADAS FORTES DE VENTO – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: céu encoberto e chuva ao longo do dia em SC. (Leia aviso meteorológico).

Temperatura: Sem grande elevação devido à nebulosidade e à chuva. 

Vento: nordeste a sudoeste, moderado com rajadas, mais fortes no Planalto e Litoral.

   ————————————————————————————————

 

Domingo (11/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: Muitas nuvens em todas as regiões, diminuindo no decorrer do dia, permanecendo mais nublado no Litoral Norte e Planalto Norte.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sudoeste, moderado e com rajadas, mais fortes no Litoral.

   ————————————————————————————————

 

Segunda-feira (12/12)

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões.

Temperatura: amena em todas as regiões.

Vento: sudeste a noroeste, moderado e com rajadas, mais fortes no Litoral.

   ————————————————————————————————

 

 TENDÊNCIA de 13 a 22/12 de 2016

Os indicativos são de um período com chuva frequente no Estado, devendo ocorrer principalmente na forma de pancadas nos períodos da tarde e noite. Os maiores volumes de chuvas previstos são para as regiões mais próximas ao PR. Uma massa de ar mais frio prevista para o dia o dia 15 deve causar leve queda na temperatura. A temperatura volta a subir nos dias seguintes, continuando elevada até o fim do período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

OBSERVAÇÃO 08/12/2016 – 12h25min – Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO – 08/12/2016 – 10h51min – Nas próximas 2 horas, risco de pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Grande Fpolis. (Epagri/Ciram)

OBSERVAÇÃO – 08/12/2016 – 09h48min – Na próxima hora, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) entre o Planalto Sul e Grande Fpolis Serrana, nas proximidades de Alfredo Wagner. (Epagri/Ciram) 

 OBSERVAÇÃO 08/12/2016 – 08h09min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Extremo Oeste de SC. (Epagri/Ciram) 

OBSERVAÇÃO 08/12/2016 – 07h30min – Nas próximas 2 horas, pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Litoral Sul de SC. (Epagri/Ciram)

 

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 08/12/2016 07h00min (EPAGRI/CIRAM)

PRÓXIMOS DIAS COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – VENTANIA – GRANIZO EM SANTA CATARINA!

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS! 

Nesta quinta-feira (08/12), chuva moderada a forte no Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte, principalmente nas áreas mais próximas ao PR, com acumulado médio de 40 a 60 mm e pontuais de até 100 mm, sobretudo no Oeste. Nas demais regiões, a chuva ocorre especialmente no período da tarde e noite, com menor volume de 20 a 40 mm. 

Na sexta-feira (09/12), condição de chuva especialmente no período da tarde e noite. Previsão de acumulado 30 a 50 mm em média no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. No restante do Estado, chuva com menor intensidade e volume. 

No sábado (10/12), a chuva persiste em SC, moderada a forte na madrugada e manhã, e com maior acumulado novamente no norte do Estado (40 a 60 mm em média). 

Durante esses dias há condições de temporais localizados, raios, rajadas de vento e granizo, sobretudo no Oeste e Norte do Estado, por influência de um cavado (região de convergência de ventos). 

Apesar de se tratar de um Aviso Meteorológico para SC, não tem nada haver com o ocorrido em Florianópolis e região na última madrugada de domingo (04/12).