Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 09.06.2016

AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI/CIRAM 

Temperatura negativa para os próximos dias em SC !
A semana termina com mar agitado e risco de ressaca no Litoral de SC !

Para o período de 10 a 13/06 permanece a condição de frio intenso, com baixas temperaturas em Santa Catarina. A massa de ar polar domina o Sul do Brasil, e ganha reforço entre os dias (11 e 12/06) declinando ainda mais as temperaturas. As madrugadas do final de semana (11 e 12/06) serão as mais frias do período, com temperatura abaixo de zero nas áreas altas do Estado, na madrugada e amanhecer, ficando entre -6 e -8ºC (negativos) nas áreas mais altas do Planalto.

Condição de neve, entre a noite de sexta-feira (10/06) e madrugada de sábado (11/06), nas áreas mais altas do Planalto Sul. Condição degeada de 10 a 13/10 generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. 

No final de sexta-feira (10/06) e no sábado (11/06) a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado. 

A condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e o avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil. 

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas. 

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. 

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca. 

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

AVISO e PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM 

Sexta-feira o frio ganha força com temperatura negativa no fim de semana ! 

 A semana termina com mar agitado e risco de ressaca no Litoral de SC !

Quinta-feira (09/06) 

Tempo: sol com poucas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. 

Temperatura: em aumento gradativo, permanecendo abaixo de 10°C na maior parte das áreas altas do Planalto Sul. 

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas. 

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar polar) no Sul do Brasil, com centro em Santa Catarina. 

 09.06.2016 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida 09.06.2016 – 09h00min

 

Sexta-feira (10/06) – AVISO PARA FRIO INTENSO – GEADA GENERALIZADA – MAR AGITADO 

Tempo: Nevoeiros e geada ao amanhecer com presença de sol na maior parte do dia em SXC. Durante a tarde a nebulosidade aumenta principalmente do meio Oeste ao Litoral. 

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer, com valores negativos nas áreas altas do estado, com pequena elevação no decorrer do dia. O aumento da umidade do ar favorece a condição de neve na noite de sexta-feira, estendendo-se à madrugada de sábado (11/06) nas áreas altas do Planalto Sul (Ver Aviso Meteorológico). 

Vento: sudoeste fraco, moderado com rajadas no Litoral Sul.

Mar agitado: a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. 

Sistema: sistema de alta pressão (massa de ar polar) no Sul do Brasil, ganhando reforço de uma nova massa de ar frio que avança pela Argentina e Uruguai. 

 

Sábado e domingo (11 e 12/06) – AVISO PARA FRIO INTENSO – GEADA GENERALIZADA – MAR AGITADO 

Tempo: sol em todas as regiões de SC, com mais nuvens do Oeste ao Planalto no sábado. 

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer. Com geada generalizada e chance de neve na madrugada de sábado nas áreas altas do Planalto Sul (Ver Aviso Meteorológico). 

Vento: sudoeste e sul, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral Sul, especialmente no sábado.

Mar agitado: a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. 

 

Segunda-feira (13/06) – ATENÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA 

Tempo: sol com poucas nuvens em SC. 

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer e em elevação gradativa no decorrer do dia. Persiste a condição de geada isolada nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul. 

Vento: sudeste e nordeste, fraco a moderado. 

 

TENDÊNCIA de 14 a 23 de junho de 2016 

O período começa com temperaturas em gradativa elevação e mais nebulosidade em SC, com chance de chuva fraca e isolada no período noturno entre os dias 15 e 16. Especialmente nos dias 17 e 18 uma frente fria passa pelo estado causando chuva bem distribuída pelo estado. A temperatura declina novamente entre os dias 20 e 21, com o avanço de uma nova massa de ar frio.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil