AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 09.12.2016

OBSERVAÇÃO 09/12/2016 – 16h55min – Pancadas de chuva e descarga elétrica no Oeste , Meio Oeste e Planalto Norte nas próximas 2h (Epagri/Ciram)

———————————————————————————-

AVISO

ATUALIZAÇÃO DO AVISO METEOROLÓGICO – 09/12/2016 17h10min (EPAGRI/CIRAM)

NOITE DE SEXTA (09) E DECORRER DO SÁBADO (10/12) COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – EM SANTA CATARINA!

A condição de chuva persiste nesta sexta-feira (09/12) em SC, com pancadas de chuva moderadas a fortes, à noite, se estendendo ao sábado (10/12).

Nesse período, o volume de chuva previsto é de 50 a 70 mm em média em todo o Estado, podendo chegar a 100 mm, sobretudo nas regiões do Oeste e Norte.

Além da chuva forte há condição de temporais localizados com raios e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h.

A partir da noite de sábado, a chuva diminui e o domingo deve ser de tempo seco e calor em Santa Catarina.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

SEXTA (09) E MADRUGADA/MANHÃ DE SÁBADO (10/12) COM RISCO DE CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – GRANIZO EM SANTA CATARINA! BOLETINS!

Sexta-feira (09/12) – AVISO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva fraca pela manhã. A partir da tarde voltam a ocorrer pancadas de chuva no Estado, moderada a forte a partir da noite. Risco de temporais localizados. (Leia aviso meteorológico).

Temperatura: em elevação pela manhã.

Vento: nordeste a sudeste no Oeste e Meio Oeste, e sudeste a leste nas demais regiões, fraco a moderado com rajadas associadas à trovoadas.

Sistema: baixa pressão no Paraguai, com deslocamento para SC a partir da tarde e noite.

————————————————————————————————

Sábado (10/12) – AVISO PARA CHUVAS INTENSAS – TEMPORAIS ISOLADOS – DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RAJADAS DE VENTO – GRANIZO – ACOMPANHAR MONITORAMENTO!

Tempo: céu encoberto com chuva, moderada a forte com temporais localizados na madrugada e manhã. (Leia aviso meteorológico)No decorrer da tarde, a chuva diminui no Estado.

Temperatura: pequena elevação devido à nebulosidade e à chuva.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas, mais fortes no Planalto e Litoral.

Sistema: baixa pressão em deslocamento por SC, em direção ao oceano.

————————————————————————————————

Domingo (11/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com algumas nuvens em SC.

Temperatura: em elevação, próxima de 30°C no Litoral e Vale do Itajaí.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (12/12)

Tempo: sol entre nuvens em todas as regiões.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

————————————————————————————————

Terça-feira (13/12) – ACOMPANHAR BOLETINS!

Tempo: sol com aumento de nuvens em SC. No período da tarde e início da noite, condição de pancadas isoladas de chuva.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 14 a 24/12 de 2016

Nos dias 14 a 18 a previsão é de tempo mais seco em SC, sem chuva significativa. Depois disso, o indicativo é de um período com chuva frequente no Estado, devendo ocorrer principalmente na forma de pancadas nas tardes e noites, por influência de sistemas de baixa pressão e frentes frias. Próximo ao dia 15, uma massa de ar mais frio deve causar leve queda na temperatura. Nos dias seguintes, a temperatura volta a subir.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES:

ATUALIZAÇÃO DE AVISO METEOROLÓGICO – 09/12/2016 08h45min (EPAGRI/CIRAM)

ACOMPANHAR ATUALIZAÇÃO DE BOLETINS

Na tarde e noite desta sexta-feira (09/12), áreas mais intensas de instabilidade avançam por SC, provocando pancadas de chuva moderada a forte, especialmente à noite, se estendendo a na madrugada e manhã de sábado (10/12).

Nesse período, o acumulado de chuva previsto é de 50 a 70 mm em média, com pontuais em torno de 100 mm, sobretudo no Oeste. Além da chuva forte há condição de temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo.

A partir da tarde de sábado a chuva diminui e o domingo deve ser de sol e calor em SC.