Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 10.06.2015

AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Quinta-feira (11/06), a aproximação e avanço de uma frente fria pelo estado deve trazer risco de descargas elétricas (raios), temporal isolado com vendaval e granizo em SC. Previsão de pontuais mais elevados de chuva de 50 a 70 mm, especialmente no Litoral Sul de SC.

Para Sexta-feira (12/06), risco de descargas elétricas (raios). Acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média e pontuais de 60 a 70 mm na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e no Meio Oeste em áreas mais próximas do PR.

No sábado (13/06), risco de descargas elétricas (raios). Acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 50 mm no Vale do Itajaí e Planalto Norte e de 70 mm no Litoral Norte de SC.

No domingo (14/06), risco de descargas elétricas (raios), temporais, vento forte (de 70 a 90km/h) e chuva moderada a forte entre a manhã e tarde. Acumulado de chuva de 30 e 40mm em média e pontuais que podem superar 100 mm no Estado.

Neste período há possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte em alguns momentos com pontuais mais elevados (60 a 100 mm/dia), especialmente na faixa Leste e Norte do Estado. 

O acumulado de chuva prevista entre a quinta (11) e o domingo (14/06) deve superar o esperado para o mês de junho, sobretudo no Litoral de SC, onde a média climatológica esperada para o mês varia entre 70 e 110 mm.

Acompanhe atualização de boletins !

Recomendações da Defesa Civil SC: 

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (10/06): Predomínio de sol em todas as regiões e aumento de nuvens no Oeste e Sul de SC. No Litoral Sul há condição de chuva à noite. Temperatura elevada para época do ano à tarde, próxima e acima de 30ºC no Litoral e Vale do Itajaí.

Sem aviso.

Sistemas meteorológicos: massa de ar seco e mais quente influenciando SC. No fim do dia uma frente fria se aproxima do sul do Estado.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (11/06): Tempo instável com chuva do Oeste ao Litoral Sul no decorrer do dia, estendendo-se ao Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis durante a tarde e atingindo as demais regiões no período da noite.

AVISO: Risco de descargas elétricas (raios), temporal isolado com vendaval e granizo em SC. Previsão de pontuais mais elevados de chuva de 50 a 70 mm, especialmente no Litoral Sul de SC.

Sistema meteorológico: uma frente fria atua em SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (12/06), predomínio de nebulosidade e com chuva em SC, alternando com períodos de melhoria a partir da tarde do Oeste ao Litoral Sul.

AVISO: descarga elétrica. Acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média e pontuais de 60 a 70 mm na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e no Meio Oeste em áreas mais próximas do PR.

 

No sábado (13/06), o tempo segue instável com condições de chuva do Planalto ao Litoral. No Oeste e Meio Oeste aberturas de sol pela manhã e chuva no período noturno.

AVISO: Risco de descarga elétrica. Acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média, com pontuais de 50 mm no Vale do Itajaí e Planalto Norte e de 70 mm no Litoral Norte de SC.

 

No domingo (14/06), tempo instável em SC, com chuva de intensidade moderada e forte principalmente no decorrer da manhã e parte da tarde.

AVISO: risco de descargas elétricas (raios). Acumulado de chuva de 30 e 40mm em média e pontuais que podem superar 100 mm no Estado.

A temperatura diminui no período.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil