Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 11.06.2016

aviso 2

AVISO DE ONDA DE FRIO – No período de 11 a 13/06, o ar polar mantém o frio intenso em Santa Catarina, com geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. A temperatura segue negativa na noite e madrugada nas áreas mais altas do Estado, variando de – 4°C a – 8ºC no Planalto Sul e Norte.

A partir da terça-feira (14/06), o frio intenso diminui gradativamente.

AVISO DE MAR – No final desta sexta-feira (10/06) e no sábado (11/06) a altura de onda aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Risco de ressaca no sábado.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações e atividades de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (11/06) – AVISO DE ONDA DE FRIO

Tempo: seco com sol e poucas nuvens no Estado.

Temperatura: baixa, com pequena elevação durante o dia.

Vento: sudoeste, fraco a moderado com rajadas no topo da serra.

Sistema: intensa massa de ar polar influenciando SC.

Domingo e segunda-feira (12 e 13/06) – AVISO DE ONDA DE FRIO

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.

Temperatura: muito baixa na madrugada e amanhecer, negativa com condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. Durante o dia, temperatura em pequena elevação.

Vento: sudeste a sudeste, variando para nordeste do Oeste ao Litoral Sul na segunda, fraco a moderado.

Sistema: intensa massa de ar polar influenciando SC.

Terça-feira (14/06):

Tempo: seco com sol e poucas nuvens em SC.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com condição de geada isolada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Durante o dia, o frio diminui e a temperatura começa a se elevar mais.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (15/06):

Tempo: sol e algumas nuvens no Estado.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com condição de geada isolada no Planalto. Durante o dia, temperatura em elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 16 a 26 de junho de 2016

O período começa com temperaturas em gradativa elevação em SC, com mais nebulosidade e condições de chuva especialmente no Oeste e Norte do Estado. Entre os dias 20 e 24 há condições de chuva mais frequente na maioria das regiões, devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil e influencia de um sistema de baixa pressão. No dia 21, a temperatura declina novamente com o avanço de uma nova massa de ar frio.