Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.06.2015

ATENÇÃO E AVISO METEOROLÓGICO – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (12/06): Vento sul moderado deixa o mar agitado no Litoral de SC, com picos de onda de 2,5 m a 3,0 m, especialmente de Florianópolis para o sul, desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.

No sábado (13/06): Risco de descargas elétricas (raios). Acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 50 a 70 mm no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

No domingo (14/06): Acumulado de chuva de 30 e 40 mm em média e pontuais de 80 a 100 mm do Oeste ao Litoral Sul, podendo superar esses pontuais nas áreas mais próximas ao RS. Rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h no período da tarde e noite.

A temperatura declina novamente no fim deste domingo e o início da semana será marcado por temperatura baixa, negativa no Planalto Sul, com chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte.

Acompanhe atualização de boletins !

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Tempestades com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (12/06): Diminuição de nebulosidade com aberturas de sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral Norte, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí permanece a condição de chuva, que alterna com períodos de melhoria.Temperatura mais baixa.

ATENÇÃO: vento sul moderado deixa o mar agitado no Litoral de SC, com picos de onda de 2,5 m a 3,0 m, especialmente de Florianópolis para o sul, desfavorável a navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistemas meteorológicos: Frente fria influencia o norte de SC. Massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil.

12.06.2015 Colorida

Imagem Satélite GOES-13 Colorida 12.06.2015 10h00m

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (13/06): Áreas de instabilidade deslocam do PR para SC, provocando chuva no decorrer do dia em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos especialmente do Meio Oeste ao Norte do Estado. Temperatura em pequena elevação.

ATENÇÃO: Risco de descargas elétricas (raios). Acumulado de chuva de 20 a 30 mm em média no Estado, com pontuais de 50 a 70 mm no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Sistemas meteorológicos: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (14/06), o tempo segue instável com condições de chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, principalmente pela manhã e parte da tarde, devido a formação de uma frente fria.

AVISO: acumulado de chuva de 30 e 40 mm em média e pontuais de 80 a 100 mm do Oeste ao Litoral Sul, podendo superar esses pontuais nas áreas mais próximas ao RS. Rajadas fortes de vento sul de 50 a 80 km/h no período da tarde e noite.

Na segunda-feira (15/06), o dia começa com chuva no norte do Estado, melhorando com presença de sol no decorrer do dia em todas as regiões, devido ao afastamento da frente fria e chegada de uma intensa massa de ar frio e seco.

Na terça-feira (16/06), tempo estável com sol em SC.

A temperatura declina novamente no fim de domingo e início da semana será marcado por temperatura baixa, negativa no Planalto Sul, com chance de geada nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Norte.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil