AVISO e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 12.06.2016

AVISO e PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – EPAGRI/CIRAM

Frio rigoroso persiste na madrugada/amanhecer desta segunda-feira em SC !

Temperatura em gradativa elevação a partir da terça-feira

Domingo (12/06) – AVISO PARA FRIO INTENSO

Tempo: seco e ensolarado em todas as regiões.

TemperaturaDurante o dia, temperatura em pequena elevação. Voltando a apresentar forte queda a partir da noite.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Sistema: intensa massa de ar frio influenciando SC. Sistema de alta pressão.

Segunda-feira (13/06) – AVISO PARA FRIO INTENSO E GEADA GENERALIZADA

Tempo: segue seco com nevoeiros isolados pela manhã e sol com poucas nuvens no decorrer do dia e à noite.

Temperaturabaixa na madrugada, amanhecer e à noite, negativa com condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. Durante o dia, temperatura em pequena elevação.

Vento: leste a nordeste, fraco a moderado.

Sistema: massa de ar frio influenciando SC. Sistema de alta pressão.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de Frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Terça-feira (14/06) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA ISOLADA

Tempo: seco, com nevoeiros ao amanhecer e sol e poucas nuvens no decorrer do dia em SC.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com condição de geada isolada nas áreas altas do Oeste ao Planalto. Durante o dia, o frio diminui e a temperatura começa a sofrer maior elevação.

Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (15/06) – OBSERVAÇÃO PARA TEMPERATURA BAIXA E GEADA ISOLADA

Tempo: sol e algumas nuvens no Estado.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer com condição de geada isolada no Planalto. Durante o dia, temperatura amena.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (16/06)

Tempo: sol com aumento de nuvens no Estado.

Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, amena à tarde.

Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 17 a 26 de junho de 2016

O período começa com temperaturas em gradativa elevação em SC, com mais nebulosidade e condições de chuva especialmente no Oeste e Norte do Estado nos dias 18 e 19. No dia 21 condições de chuva na maioria das regiões.  Nos dias 24 e 25, a chuva retorna ao Estado devido a uma frente fria.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta