Aviso e Previsão Voltada para Defesa Civil SC – 25.12.2016

nowcasting

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 25/12/2016 – 20h02min – Pancadas de chuva moderada com raios no Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul,  nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

AVISO METEOROLÓGICO – 25/12/2016 08h:30 (EPAGRI-CIRAM)

PANCADAS DE CHUVA COM DESCARGAS ELÉTRICAS (RAIOS) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS (CHUVAS INTENSAS EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO, RAJADAS DE VENTO E GRANIZO)

Inicio: 15h de 25/12

Fim: 00h de 26/12

Previsão: pancadas de chuva com raios em SC, moderada a forte em alguns momentos.  Risco de temporais localizados com rajadas fortes de vento e granizo, especialmente no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Sistema: massa de ar quente e úmido influenciando SC.

Gilsânia Cruz –  Meteorologista

————————————————————————————————

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizoProteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

————————————————————————————————

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

————————————————————————————————

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC- EPAGRI/CIRAM

(Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook – Twitter – Instagram)

Domingo (24/12) – AVISO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: dia típico de verão com sol, algumas nuvens e pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Risco de temporais localizados, especialmente no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: sudeste a nordeste no Litoral e nordeste nas outras regiões, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Sistema: ar quente e úmido influenciando SC.

Segunda (26/12) – ATENÇÃO PARA TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: dia típico de verão com sol, algumas nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde e noite. Risco de temporais localizados, especialmente no Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Sistema: ar quente e úmido influenciando SC.

Segunda, terça e quarta-feira (26 e 28/12) – ACOMPANHAR BOLETINS

Tempo: dias típicos de verão com sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e noite. Risco de temporais localizados.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: leste/nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Terça (27/12) – RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS

Tempo: pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Sul do Estado, devido ao avanço de uma frente fria. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporais localizados.

Temperatura: alta, diminuindo no fim do dia.

Vento: noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais.

Quarta e Quinta-feira (28 e 29/12):

Tempo: instável com pancadas de chuva a qualquer hora do dia em SC. Risco de temporais localizados especialmente no período da tarde.

Temperatura: mais amena, principalmente do Planalto ao Litoral.

Vento: predominante de sudeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 29/12 de 2016 a 07/01 de 2017

Dia 29 com chuva ao longo do dia em SC. Logo após a temperatura diminui e o ano termina com temperatura mais amena em SC. No restante do período, persiste a condição de pancadas frequentes de chuva, por vezes acompanhadas de temporais localizados. Ressalta-se o acompanhamento diário da previsão do tempo!

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil

AVISOS ANTERIORES

ATENÇÃO METEOROLÓGICA: 25/12/2016 – 17h54min – Rajadas de vento de 60 a 70km/h no Oeste, na próxima hora. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA: 25/12/2016 – 17h54min – Pancadas de chuva moderada com raios no Oeste Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Planalto Sul, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 25/12/2016 – 16h30min – Pancadas de chuva moderada com raios no Meio Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Sul e Planalto Norte nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 25/12/2016 – 14h53min – Pancadas de chuva moderada com raios no Meio Oeste e no Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA – 25/12/2016 – 14h25min – Pancadas de chuva moderada com raios no Oeste (divisa com o RS) e no Planalto Norte (divisa com o PR), nas próximas 2 horas. (Epagri/Ciram).